Na próxima terça-feira (28), o Corinthians inicia a luta por uma vaga nas quarta de final da Libertadores e mais uma vez o Boca Juniors será o adversário no Timão na competição. E nas vésperas do confronto, a Fiel tem um motivo a mais para torcer por um bom resultado na Neo Química Arena. Isso porque nesta segunda-feira (27), véspera do jogo, completam 10 anos de um dos gols mais memoráveis da história do clube.
No dia 27 de junho de 2012, o Timão entrou em campo para disputar o primeiro jogo da final da Copa Libertadores da América contra a equipe argentina. Após sair atrás no placar, o time treinado por Tite viu aparecer um herói improvável do banco de reservas. Romarinho, surpresa entre os relacionados, entrou no segundo tempo e marcou um lindo gol, empatando o duelo. Com isso, a equipe paulista manteve a invencibilidade na competição e garantiu uma importante vantagem para o jogo de volta.
Relembre o gol marcado por Romarinho abaixo:
OLHA O TIME DO CORINTHIANS CHEGANDO, OLHA O ROMARINHOOOOOOOO!
— Corinthians (@Corinthians) June 27, 2022
📹 Globo#Libertadores10Anos#VaiCorinthians pic.twitter.com/aGp8jsME6x
Controle do jogo no Pacaembu e título inédito do Timão
Ao contrário de outras edições, o Corinthians mostrou não só qualidade técnica como manteve os nervos no lugar. O empate fora de casa, ainda mais da forma como foi conquistado, motivou a equipe para a segunda e decisiva partida.
Com uma atuação sólida e com Emerson Sheik em noite inspirada, o Timão venceu o Boca Juniors no jogo de volta, levantando o tão sonhado título da competição.
Caras conhecidas no Corinthians
10 anos depois da final, o Corinthians volta a encarar o Boca Juniors. E será a 3ª vez que os clubes voltam a se enfrentar numa fase de oitavas de final da Libertadores. O histórico é péssimo para o Timão, afinal em 1991 e 2013 o clube foi eliminado pelo rival argentino nessa fase.
Buscando melhorar este retrospecto, o clube alvinegro tem no clube alguns atletas que fizeram história no título. Do elenco de 2012, seguem no time Cássio e Fábio Santos. {Paulinho, muito importante na campanha, está lesionado e só deve voltar ao time em 2023.
Já Alessandro e Danilo, titulares na final, hoje estão no Corinthians, mas atuando fora de campo. O ex-lateral agora atua na direção de futebol enquanto o ex-meia treina a equipe Sub-23 do Timão.
Onde está Romarinho
Considerado um dos heróis do título, o atacante ficou no Timão até setembro de 2014, quando foi vendido ao Al-Jaish, do Catar. Já em 2017 ele se transferiu para o Al-Jazira. Em seguida, em 2018, ele acertou sua ida para o Al-Ittihad, seu atual clube, onde ele tem vínculo até junho de 2024, após renovar seu contrato em novembro de 2021.
Nos últimos anos foi especulado várias vezes que ele poderia retornar ao Corinthians. Inclusive, antes da última renovação, essa possibilidade voltou a ganhar o noticiário. Mas por hora, um retorno de Romarinho segue sendo improvável, sendo parte apenas do sonho da torcida.

