Home Futebol Análise Tática: Maycon, Cantillo e Du Queiroz podem dar certo no Corinthians?

Análise Tática: Maycon, Cantillo e Du Queiroz podem dar certo no Corinthians?

Com Giuliano em má fase e Renato Augusto ainda sem condições físicas, Vítor Pereira testou um meio de campo diferente na vitória do Corinthians contra o Coritiba

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Quando foi divulgada a escalação do Corinthians contra o Coritiba, muitos estranharam a formação com Roni, Cantillo e Maycon no meio de campo/ A principal ausência foi Giuliano e a dúvida da Fiel era sobre quem iria criar as jogadas do Timão. Mas mesmo sem um meia de origem durante boa parte do duelo, o fato foi que a equipe teve uma melhora no seu desempenho ofensivo, marcando três gols, com 19 finalizações, muito acima da sua média no Brasileirão Série A.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Esse fato levanta a seguinte questão. Maycon e Du Queiroz são titulares no meio de campo e Cantillo vem sendo muito importante nos últimos jogos. Com Giuliano longe de repetir as atuações do ano passado e Renato Augusto em recuperação, é possível que o Timão jogue sem um meia de ofício?

Confira o que muda com essa possível formação no meio de campo alvinegro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Criação de jogadas do Corinthians

Apesar da qualidade no passe, nenhum dos três jogadores citados tem a criatividade ofensiva como ponto forte. Mas isso não quer dizer que eles não possam contribuir na parte ofensiva.

Du Queiroz tem três assistências na temporada, número superior a Renato Augusto, com duas no ano. Já Giuliano tem desempenho superior, com seis assistências. Mas a última vez que isso aconteceu foi no dia 27 de maio, no empate contra o Always Ready na fase de grupos da Copa Libertadores. Ou seja, há quase dois meses ele não consegue contribuir diretamente com um gol do Corinthians.

Já Cantillo, apesar de não ter assistências na temporada, vem sendo importante na construção de jogadas, como foi possível ver na vitória contra o Coritiba. Inclusive ele foi eleito o melhor jogador do duelo, com seus números mostrando sua importância dentro de campo.

PUBLICIDADE

Gols marcados pelo Corinthians no ano

Em 39 jogos, Giuliano marcou quatro gols pelo Timão em 2022. Já Renato Augusto fez três em 29 partidas. E mesmo tendo mais obrigações defensivas, Du Queiroz fez um gol no ano em 39 jogos, enquanto Maycon teve dois em 16 partidas.

Outros números importantes do possível trio

Na parte defensiva, a diferença dos jogadores é evidente. Du Queiroz lidera a quantidade de desarmes no Brasileirão Série A, enquanto Cantillo mostra evolução e já o 5º melhor do Timão, conforme dados do site Footstats.

Em termos de interceptações, o colombiano é o segundo, atrás apenas de Raul Gustavo, enquanto Du Queiroz é o 6º. Maycon, mesmo apenas nove jogos no Brasileirão, é o 9º neste quesito.

Já em termos de lançamentos, Cantillo é o jogador de meio de campo com melhor desempenho, seguido de Du Queiroz e Maycon. Já em termos de viradas de jogo, novamente Canti tem destaque, sendo o segundo melhor, atrás apenas de Róger Guedes. Maycon é o 4º e Du Queiroz é o 8º entre todos os jogadores do Corinthians.

PUBLICIDADE

Por fim, vale citar a qualidade dos dribles do camisa 37. Du é o 5º melhor do time, atrás apenas de Willian, Adson, Róger Guedes e Gustavo Mantuan, que não está mais no time.

Análise da possível escalação – Cantillo, Maycon e Du Queiroz

Apesar dos números ligeiramente inferiores, tanto em gols quanto assistências, um possível meio de campo com Du Queiroz, Cantillo e Maycon, pelos pontos citados acima, ao menos no papel, teria condições de dar apoio aos homens de frente do Corinthians.

Além disso, com três jogadores com bom desempenho defensivo, a necessidade de recomposição defensiva e desgaste de Willian, Yuri Alberto e Róger Guedes diminui consideravelmente.

Ou seja, uma escalação sem um meia de ofício pode dar segurança defensiva, mas sem abdicar do ataque, ao menos na teoria, com base nos números apontados acima.

PUBLICIDADE
Better Collective