Home Futebol Corinthians hoje: entenda a ligação do torcedor com o técnico Vítor Pereira

Corinthians hoje: entenda a ligação do torcedor com o técnico Vítor Pereira

Ainda com seu futuro indefinido, VP conta com o carinho e apoio da Fiel para renovar seu contrato com o Timão

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Com menos de um ano no Corinthians, Vítor Pereira já conta com aprovação de boa parte da torcida. Tanto que a Fiel fez uma campanha com a hashtag #FicaVP, que logo ficou entre um dos assuntos mais comentados no Twitter.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Conforme apurado pelo ge, VP tomou conhecimento dessa manifestação, ficando muito feliz com a repercussão. De acordo com o portal, ele elogiou os torcedores, chamando de “torcida fantástica”. Mas ele segue sem dar pistas sobre sua situação no clube.

E justamente esse carinho pela torcida pode fazer toda a diferença. Conforme apuração do Torcedores.com, VP se diz “apaixonado” pela torcida. E alguns fatores ajudam a entender essa “paixão mútua” entre técnico e a Fiel.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Superação do Corinthians no ano

Mesmo após se classificar para a Libertadores, diretoria e torcedores não tinham muitas expectativas em relação ao desempenho do Timão em 2022.

Isso ficou claro nas metas do Corinthians para 2022. Os dirigentes não apostavam em títulos no ano. O planejamento era chegar nas oitavas de final na Copa do Brasil e Libertadores e na 7ª posição do Brasileirão.

No Campeonato Brasileiro a equipe se manteve entre os primeiros colocados praticamente durante toda a competição e atualmente segue viva na luta pelo vice-campeonato.

PUBLICIDADE

Na Libertadores chegou nas quartas de final, sendo eliminada pelo Flamengo. Mas a classificação contra o Boca Juniors, na fase de oitavas de final, acabou sendo histórica. Além de ter conseguido superar a equipe argentina nos pênaltis, Vítor Pereira comandou um Corinthians repleto de desfalques tanto no jogo de ida como principalmente na Bombonera.

PUBLICIDADE

Já na Copa do Brasil a equipe chegou até a final contra o Flamengo. E mesmo com o rival sendo considerado favorito, o Timão fez dois bons jogos, principalmente no Rio de Janeiro e foi derrotado apenas na disputa por pênaltis.

Força da Fiel na Neo Química Arena

O Corinthians foi derrotado em seu estádio em apenas três oportunidades neste ano, sendo somente duas com Vítor Pereira. Dos 57 pontos conquistados no Brasileirão, 37 foram na Neo Química Arena.

Além disso a equipe teve resultados marcantes em sua Arena na Copa do Brasil, como as goleada contra o Santos e Atlético-GO e a vitória de 3 x 0 contra o Fluminense.

Essa campanha é a melhor do Timão como mandante desde 2017, lembrando também que Vítor Pereira teve a possibilidade de trabalhar com o estádio liberado totalmente para o público, algo que não aconteceu em anos recentes por conta da pandemia.

PUBLICIDADE

Em diversas ocasiões VP fez vários elogios a torcida, principalmente nos jogos em casa.

Pedido da Fiel

Após a saída de Fábio Carille, último técnico a vencer um título no comando do Corinthians, os dirigentes apostaram em diversos treinadores. Osmar Loss, Jari Ventura, Coelho, Tiago Nunes, Mancini e Sylvinho passaram pelo Parque São Jorge, mas sem conquistar a torcida.

E muitos eram favoráveis a contratação de um profissional estrangeiro. E os resultados conquistados, conforme citado acima, ajudaram Vítor Pereira a ganhar a confiança da Fiel

Oportunidades para a base do Corinthians

Com problemas financeiros, o Timão tem poucas condições de fazer altos investimentos no Mercado da Bola. Por conta disso nos últimos anos o torcedor viu jovens atletas da base ganhando oportunidade no time principal. E sob o comando de Vítor Pereira isso se fez ainda mais presente. Vale citar que um dos motivos que motivou sua contratação foi justamente sua experiência com a base.

PUBLICIDADE

Para a Fiel essa questão foi importante, uma vez que muitos questionavam por que os “Filhos do Terrão” não eram utilizados. Porém esse cenário mudou e hoje a torcida vê o Corinthians tendo ganho técnico e perspectiva de retorno financeiro com os jovens da base.

Pulso firme de VP

Por fim vale citar a postura do treinador com relação aos atletas do elenco profissional. Esse fato poderia ter abreviado sua passagem pelo clube, uma vez que ele entrou em “rota de colisão” com Róger Guedes, para citar o caso mais impactante.

Mas outros jogadores como Luan, Cantillo, Jô e Xavier sofreram com cobranças públicas do treinador. Só que da mesma foram que ele cobra os atletas ele também dá oportunidades e elogia aqueles que se dedicam aos treinos.

Da mesma forma que cobra, o treinador também faz questão de valorizar seus jogadores. O próprio camisa 10 recuperou seu lugar entre os titulares após mudar sua postura e atuar de forma mais coletiva, ajudando o restante do elenco.

PUBLICIDADE
Better Collective