O vice-campeonato da Copa do Brasil foi um baque tanto para o elenco do Corinthians, como comissão técnica e dirigentes. A derrota nos pênaltis foi muito lamentada, mas o discurso não é de ‘terra arrasada’. Pelo contrário, a análise é que o ano de 2022 foi positivo dentro e fora de campo.
E apesar de ainda ter sete jogos para disputar no Brasileirão, a diretoria já trabalha nos bastidores para planejar a próxima temporada. A prioridade é manter Vítor Pereira no cargo.
Duilio Monteiro Alves, presidente do clube, já deixou claro que sua intenção de renovar com o treinador. E as informações apuradas pelo Torcedores.com e de outros veículos é de que VP quer seguir no Parque São Jorge. Após a derrota no Maracanã, Duilio conversou com a imprensa, falando sobre essa situação.
“O timing ideal é a hora que a gente conseguir uma resposta, um acerto. Não dá para colocar prazo, eu já falei lá atrás que essa temporada é corrida e, ao mesmo tempo, termina no começo de novembro. Vamos ter um tempo maior para fazer um planejamento, reforçar o time e fazer tudo na temporada que vem, para que assim a gente esteja mais forte do que nessa. Esse é o timing, é o timing que ele (Vítor Pereira) puder dar uma resposta, que a gente chegue em um acordo”, afirmou.
Montagem do elenco
Apesar de ainda não ter confirmado sua permanência no Corinthians, as informações são de que o técnico trabalha com a diretoria no planejamento para 2023. Inclusive ele já teria passado uma lista de reforços e também quais os jogadores que ele não conta para o próximo ano.
Corinthians supera metas em 2022
A análise positiva em relação ao ano passa pelo planejamento do começo da temporada. O foco da diretoria era diminuir a dívida e aumentar suas receitas. Já dentro de campo o Corinthians tinha metas modestas nas competições, sem pensar em conquista de títulos.
Em relação a vendas de atletas, o Timão passou dos R$ 100 milhões que estavam no orçamento e isso com apenas um titular (João Victor) sendo vendido.
No Paulistão a meta era disputar a semifinal, que foi o resultado conquistado. Já nas Copas a diretoria esperava que o time chegasse nas oitavas de final em ambas. Mas nas duas o time superou o esperado, com quartas de final da Libertadores e disputa do título na Copa do Brasil. Esse fato inclusive, fez com que o valor arrecadado seja muito superior ao que o Corinthians esperava ter neste ano.
Por fim, no Brasileirão, a meta era terminar na 7ª posição, mas o clube hoje está na 5ª colocação, com grandes chances de lutar pelo vice-campeonato. Dessa forma, além de vaga na Copa Libertadores da América, o Timão pode ter um valor ainda maior em premiação, ajudando a melhorar o resultado financeiro de 2022.
Esse resultado financeiro deve inclusive fazer a diferença para 2023, principalmente em relação a contratação de reforços.
Há 1️⃣1️⃣ anos, a @neoquimicaarena era escolhida para sediar a abertura da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Pra sempre na história! 🏟️🖤
— Corinthians (@Corinthians) October 20, 2022
📸 Bruno Teixeira#NeoQuimicaArena#VaiCorinthians pic.twitter.com/koA90sfMhp

