Um dos clubes mais vitoriosos do futebol brasileiro, o Corinthians vem de um período sem conquistas no cenário sul-americano, nacional e até mesmo estadual. Caso vença a Copa do Brasil nesta quarta-feira (19), o Timão irá encerrar um jejum de 3 anos e cinco meses sem títulos.
Para isso a equipe alvinegra terá que vencer o duelo por qualquer placar no tempo normal. Caso a partida termine empatada, o título será decidido na disputa por pênaltis.
Por outro lado, uma derrota para o Flamengo fará o Timão aumentar seu jejum de conquistas para quase quatro anos. Isso porque dificilmente o time conseguirá ultrapassar o Palmeiras no Brasileirão. Dessa forma, a chance de um novo título seria apenas no Paulistão de 2023, que está previsto para terminar no dia 9 de abril de 2023.
De qualquer forma, esse já é o maior período sem conquistas do Timão neste século. O jejum anterior aconteceu após a saída da MSI, tendo um intervalo de três anos entre o Campeonato Brasileiro em 2005 e a Série B em 2008.
Desempenho nos últimos anos
Apesar do jejum, o Corinthians ‘bateu na trave’ em algumas competições que poderia ter conquistado um título. Após o estadual em 2019, o Corinthians participou de 13 competições, tendo os seguintes resultados:
- 2019
- Copa do Brasil – Oitavas de final
- Copa Sul-Americana – Semifinal
- Brasileirão – 8º colocado
- 2020
- Libertadores – eliminado na pré-Libertadores
- Paulistão – vice-campeão
- Copa do Brasil – oitavas de final
- Brasileirão – 12º colocado
- 2021
- Paulistão – semifinal
- Copa Sul-Americana – eliminado na fase de grupos
- Copa do Brasil – eliminado na 3ª rodada
- Brasileirão – 5º colocado
- 2022
- Paulistão – semifinal
- Libertadores – quartas de final
Mais informações do Corinthians
Além de encerrar o jejum sem títulos, o Timão pode voltar a vencer a Copa do Brasil, competição que não vence desde 2009, com um time que tinha Ronaldo Fenômeno.
O tetracampeonato colocaria o Corinthians com a mesma quantidade de conquistas que seu rival Palmeiras. O clube alvinegro venceu o torneio nos anos de 1995, 2002 e 2009. Já nos anos de 2001, 2008 e 2018 o título ficou próximo, mas o clube ficou com o vice-campeonato.
PELO TETRA! 👊🖤
— Corinthians (@Corinthians) October 19, 2022
📸 Bruno Granja / Corinthians TV #FLAxSCCP#DiaDeCorinthians#VaiCorinthians pic.twitter.com/B88ftfl1oX

