Com menos de um ano no Corinthians, Vítor Pereira já pode garantir sua primeira taça em solo brasileiro. O Timão encara o Flamengo na próxima quarta-feira (19), podendo garantir seu tetracampeonato da competição.
Depois de problemas com lesões, mudanças no elenco e rodízio de jogadores, VP achou uma espinha dorsal e conseguiu dar sua “cara” para a equipe alvinegra. Confira abaixo os principais pontos que fazem com que a Fiel possa acreditar no título da Copa do Brasil.
Marcação alta no ataque alvinegro
Com um time rejuvenescido e com seus principais jogadores de volta após lesões, Vítor Pereira finalmente pode colocar em prática uma marcação sob pressão já no setor ofensivo. Dessa forma o Corinthians vem conseguindo recuperar diversas bolas em seu ataque e com isso causando mais problemas as defesas adversárias.
Recuperação de bola
Esse ponto está relacionado também com o item citado acima. O Timão vem se destacando também tanto em relação a desarmes como interceptações. Como exemplo temos os números do time no Brasileirão Série A, onde o clube é o segundo que tem mais desarma e mais intercepta bolas na competição, conforme dados do site Footstats.
Força defensiva
Mais uma vez o Corinthians vem se destacando pela qualidade da sua defesa. Isso ocorre tanto pela parte coletiva, citada acima, como também pela qualidade dos seus jogadores de defesa.
Neste caso, também podemos elogiar individualmente alguns atletas. Cássio faz mais uma grande temporada com a camisa do Timão enquanto Fábio Santos cresceu de produção nos jogos decisivos neste ano, como aconteceu no duelo de ida no Maracanã e nas oitavas de final da Libertadores, por exemplo.
Também vale citar o desempenho de Gil e Balbuena, que vem controlando o miolo de zaga em vários jogos.
Melhora no sistema ofensivo do Corinthians
Durante meses o Corinthians teve problemas com seu ataque, tanto na criação de jogadas como na finalização a gol. Apesar de ser a equipe com menor média de chutes no Brasileirão, o Timão vem mostrando uma melhora considerável em relação ao seu sistema ofensivo.
Coincidência ou não, isso aconteceu após a saída de Willian, com Róger Guedes assumindo a titularidade. Além disso, contribuem para essa melhora o retorno de Renato Augusto, após ficar vários jogos sem poder atuar.
Por fim, vale citar Yuri Alberto, que passou várias partidas sem até marcar seu primeiro gol com a camisa do Corinthians. Mas o centroavante deslanchou de vez na classificação contra o Atlético-GO, onde marcou três gols. Inclusive hoje se firmou como um dos principais atletas do elenco alvinegro, mesmo com meses no elenco.
Mais informações do Corinthians
Pelo que se vê, tanto nas redes sociais como nos estádios, a Fiel aprova o trabalho de Vítor Pereira. Tanto que existe uma apreensão em relação ao futuro do treinador por parte da torcida.
Muitos torcedores esperam que o técnico renove seu contrato e continue no Corinthians em 2023. Por outro lado, existe a vontade de VP em seguir na equipe, mas essa decisão, pelo que parte da mídia noticia, depende de acerto com a família do profissional português.
Porém ele já fez diversos elogios tanto para a Fiel como para a diretoria do Timão e por conta disso são grandes as chances que ele siga no elenco, independente do resultado da final da Copa do Brasil.
Inclusive VP vem trabalhando com Duilio Monteiro Alves, presidente do Corinthians, e os demais dirigentes, no sentido de planejar o elenco para 2023.

