Relembre os maiores erros do VAR na Copa do Brasil, Série A e Libertadores em 2022
Em vários jogos, árbitro e tecnologia não tiveram bons desempenhos em 2022, protagonizando incontáveis erros e sendo criticados
Reprodução
O ano de 2022 não foi uma boa temporada para o VAR no Brasil. Esse foi o quarto desde a tecnologia foi efetivada e, mesmo com a expectativa de diminuir os erros de arbitragem, ainda sofre com muitas críticas pela falta de eficiência.
Confira alguns dos maiores erros que aconteceram nessa temporada, alguns com consequências importantes:
Goiás x Corinthians
No confronto válido pelo Brasileira Séria A, um Gol do Corinthians foi anulado pelo árbitro da partida e após revisão do VAR a decisão de campo foi mantida. A tecnologia concluiu que Yuri Alberto estaria impedido, porém, isso não parece ser conclusivo. O erro custou um gol que poderia ter dado a vitória ao Corinthians.
Fluminense x Santos
Pelo Brasileirão Série A, o zagueiro Nino, do Fluminense, em nenhum momento toca na bola e acaba derrubando o jogador do Santos. O pênalti parece ser claro, entretanto, o árbitro e o VAR não marcaram.
O Santos acabou sendo prejudicado.
Corinthians x Atlético-GO
No confronto pelas quartas de final da Copa do Brasil, o Lateral Fagner claramente agride com uma cotovelada o jogador do Dragão quando ambos estão fora de campo. O árbitro da partida sequer foi chamado pelo VAR para analisar o lance, tendo sido muito criticado posteriormente.
Palmeiras x São Paulo
Esse foi um dos lances mais polêmicos de toda a temporada. Na sequência de um pênalti perdido pelo Palmeiras, o São Paulo armou um contra-ataque rápido e o árbitro da partida marcou um pênalti para o time de Rogério Ceni.
O VAR checou somente o lance e esqueceu de verificar a posição de impedimento do camisa 9. Posteriormente, a CBF admitiu o erro, porém, afirmou ser impossível que o jogo fosse anulado.
Corinthians x Flamengo
Outro lance que mudou a história da Copa do Brasil. Na primeira partida da grande final, o árbitro deixou de marcar um pênalti para o Corinthians contra o Flamengo. Após reclamação do Timão, a CBF admitiu o erro.



