Home Automobilismo Consultor da Red Bull F1 questiona “bom motor” da Ferrari: “de que adianta se quebra?”

Consultor da Red Bull F1 questiona “bom motor” da Ferrari: “de que adianta se quebra?”

Helmut Marko também reconheceu que rival italiana tem o motor mais potente da Fórmula 1 e avaliou que gestão faz diferença na equipe taurina

Octávio Almeida Jr
Jornalista graduado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 29 anos. Repórter de campo pela Rádio Unama FM em duas finais de Campeonato Paraense (anos 2016 e 2017). Repórter no site Torcedores.com desde 2018.
PUBLICIDADE

O abandono do atual vice-campeão da F1, Charles Leclerc, no Grande Prêmio do Bahrein, no último domingo (5), ainda repercute. Desta vez, o consultor da Red Bull Racing (RBR), Helmut Marko, veio a público para reconhecer a qualidade do motor desenvolvido pela Ferrari. No entanto, expressou questionamentos.

“De que adianta um grande motor se ele quebra? A Ferrari tem o motor mais potente, mas qual o sentido de ter o motor mais potente se ele não for confiável?”, refletiu.

Não é de hoje que a Ferrari sofre por conta de problemas mecânicos. Na temporada 2022, a marca italiana desperdiçou pontos ao ver Charles Leclerc e Carlos Sainz abandonarem provas, justamente, por causa do motor.

PUBLICIDADE

Outro detalhe a que Marko chamou atenção foi o desgaste de pneus. De acordo com ele, o bom gerenciamento foi crucial para a equipe de bebidas conquistar a dobradinha no GP do Bahrein.

“Graças ao nosso chassi e ao trabalho dos pilotos. Mas no Bahrein há um asfalto “especial” e isso não significa que conseguiremos fazer isso no resto do ano”, alertou.

“Teremos de trabalhar duro para manter esta liderança. Foi uma ótima corrida para nós, mas nossos adversários também facilitaram as coisas”, avaliou o consultor da Red Bull F1.

“Com Leclerc fora, não fomos mais forçados a ir até o limite e Fernando Alonso (3° colocado) levou muito tempo para ultrapassar os carros (atrás)”, acrescentou Marko.

PUBLICIDADE

“As temperaturas estavam muito altas e não sei se poderíamos acelerar ao máximo. Poderíamos ter problemas”, finalizou Marko.

Quando volta a Fórmula 1?

A F1 volta agora apenas daqui a duas semanas. O Grande Prêmio da Arábia Saudita é a próxima corrida. O evento está marcado para ocorrer de 17 a 19 de março.

A primeira sessão de Treino Livre ocorre às 10h30 do dia 17. O TL2 inicia às 14h do mesmo dia.

A terceira e última sessão de treino livre começa às 10h30 do dia 18 de março. O treino classificatório está previsto horas mais tarde, às 14h.

PUBLICIDADE

Já o evento principal, a corrida, será realizado a partir das 14h de domingo (19 de março).