Ganhando cada vez mais um status global, a Copa do Mundo terá uma novidade importante em 2030. Através das redes sociais, Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, confirmou que os primeiros jogos do torneio vão ocorrer no Uruguai, Argentina e Paraguai. Sendo assim, a tendência é que as seleções envolvidas nos jogos tenham que desembarcar na Europa após seus respectivos jogos de estreia.
Inicialmente, o plano envolvendo a Copa do Mundo do Centenário envolveu a disputa apenas na América do Sul. Porém, as partes definiram o acordo para que a transição ocorra no início da competição.
“Acreditamos sempre. A Copa do Mundo Centenário 2030 iniciará onde tudo começou. Uruguai, Argentina e Paraguai sediarão os jogos de abertura do Mundial do Centenário“, afirmou o dirigente.
Acreditamos Sempre. A Copa do Mundo Centenário 2030 iniciará onde tudo começou.
— Alejandro Domínguez (@agdws) October 4, 2023
Uruguai, Argentina e Paraguai sediarão os jogos de abertura do #MundialCentenario 🏆
Após o anúncio, o portal “The Athletic” trouxe mais detalhes sobre o caso. Dessa forma, houve uma sinalização de que Marrocos , Espanha e Portugal serão os demais países responsáveis por sediar a Copa do Mundo de 2023. Além dos países europeus, Uruguai, Argentina e Paraguai devem ganhar vaga automática na competição.
“Todos os seis países se classificarão automaticamente para o torneio e será a primeira Copa do Mundo realizada em três continentes. A cerimônia de abertura ainda decorrerá em Marrocos, Portugal ou Espanha.”, afirmou o site.
Como parte do processo de trazer a Copa do Mundo para o maior número de continentes, a tendência é que o Mundial de 2034 ocorra na Ásia e Oceania. Sendo assim, existe uma forte possibilidade de uma candidatura conjunta entre os dois continentes.

