Home Futebol Ana Paula Oliveira revela valores que os árbitros ganham por jogo no Brasil

Ana Paula Oliveira revela valores que os árbitros ganham por jogo no Brasil

Ex-árbitra esclareceu condições de trabalho dos profissionais em partidas de futebol, no podcast Denílson Show

Marco Maciel
Sou jornalista, formado pela PUCRS em 2007. Trabalhei na web rádio Voz do Futebol. Também fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade). Edito o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Entrei no time do Torcedores.com em maio de 2022 e escrevo para o site NasPistas.com desde maio de 2023.
Ana Paula Oliveira, ex-árbitra de futebol

Ana Paula Oliveira, ex-árbitra de futebol (Reprodução/YouTube)

Ana Paula Oliveira foi entrevistada no podcast Denílson Show no YouTube. Na conversa com o pentacampeão e o jornalista Chico Garcia, a ex-árbitra fez revelações sobre os ganhos dos juízes para apitar partidas de futebol.

PUBLICIDADE

A ex-profissional do apito deixou a presidência da Comissão de Arbitragem na Federação Paulista de Futebol (FPF) em outubro de 2023. Conforme a ex-auxiliar, um árbitro de primeira divisão recebe por partida entre 5 mil e 7 mil reais.

“Aqui em São Paulo é a Federação que melhor paga. Mesmo a segunda divisão, você vai ganhar mais do que 800 reais por um jogo”, complementou Ana Paula Oliveira.

PUBLICIDADE

Sobre a diferença de valores para árbitros e assistentes Fifa, a ex-auxiliar esclareceu: “Árbitro central sempre vai ganhar 40% a mais que o assistente, que ganha 60%”.

Ana Paula Oliveira: “100 árbitros de São Paulo vivem só do futebol”

Ana Paula Oliveira falou das diferenças das condições de arbitragem atuais para os tempos em que trabalhava como auxiliar. Para a ex-dirigente da FPF, hoje em dia os juízes podem viver exclusivamente dos jogos de futebol, diferentemente de tempos atrás.

“Hoje os grandes árbitros do país, internacionais, vivem só de arbitragem com raras exceções”, explicou Ana Paula Oliveira, dando o exemplo de que aproximadamente 100 árbitros da FPF se sustentam somente com o futebol na atualidade.

“Na minha época, a gente fazia por hobby. Eu fazia por diversão. Não tinha nada, não tinha uniforme. A gente que comprava uniforme, a gente que comprava chuteira. Não tinha nada”, contou a ex-árbitra. Por fim, a dirigente complementou que o profissional ganha na Federação Paulista o kit completo de uniformes, além de receber suporte psicológico.

PUBLICIDADE