Home Futebol Ex-jogador do SPFC e ídolo da torcida morre aos 77 anos

Ex-jogador do SPFC e ídolo da torcida morre aos 77 anos

Campeão pelo clube, o ex-jogador marcou seu nome na história com quase 500 jogos disputados pelo Tricolor

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.
Terto, São Paulo

Terto em ação pelo São Paulo (Divulgaçao / Site Oficial do São Paulo FC)

Ídolo do São Paulo, o ex-atacante Terto morreu aos 77 anos na última terça-feira (9). O clube emitiu nota e decretou luta oficial, além de colocar a bandeira a meio mastro.

PUBLICIDADE

“O São Paulo Futebol Clube, com imensa dor e tristeza, informa e lamenta o falecimento de Tertuliano Severiano dos Santos, o Terto, ocorrido nesta terça-feira, dia 9 de abril de 2024, em São Paulo (SP). O ídolo tricolor tinha 77 anos de idade. O clube decretou luto oficial e bandeira a meio mastro. O sepultamento acontecerá no Cemitério Memorial Parque Paulista (Rua Suécia, 56, R. Dr. Jorge Balduzzi, 520 – Jardim Mimas, Embu das Artes-SP). O horário do velório e demais informações ainda serão divulgados”, publicou o clube em seu site oficial.

Terto é natural de Recife, capital do Pernambuco, e foi revelado pelo Santa Cruz, único clube que defendeu antes de chegar ao São Paulo em 1968. Pelo Tricolor paulista, marcou seu nome com os títulos do Paulistão de 1970, 1971 e 1975. Porém, foi no Brasileirão que Terto fez história, já que ele foi o primeiro jogador a marcar pelo Tricolor paulista no torneio, em duelo contra o Santos, em 14 de agosto de 1971.

PUBLICIDADE

Assista ao gol de Terto, o primeiro do São Paulo na história do Brasileirão:A

Além de ter feito história com títulos no São Paulo e com o primeiro gol do clube no Brasileirão, Terto também foi artilheiro da Copa Libertadores da América de 1974. Ao lado do companheiro Pedro Rocha, marcou sete gols na campanha em que o São Paulo perdeu a taça para o Independiente, da Argentina. Após deixar os gramados, o atleta retornou ao Tricolor para dar aula de futebol aos associados.

Além de São Paulo e Santa Cruz, Terto também defendeu Botafogo-SP, Ferroviário e Fortaleza, onde aposentou no fim do ano de 1981.