Na tarde deste sábado (9), a CBF confirmou os cortes de Éder Militão e Rodrygo da seleção brasileira. Os dois jogadores se lesionaram na goleada espanhola contra o Osasuna, com o zagueiro devendo inclusive perder o restante da temporada.
Em seus lugares, o técnico Dorival Júnior optou por convocar Léo Ortiz e Gabriel Martinelli, jogadores do Flamengo e Arsenal, respectivamente.
Chances de se firmar no grupo do Brasil
Tanto Léo Ortiz como Gabriel Martinelli têm a oportunidade de mostrar serviço ao técnico Dorival Júnior nos próximos compromissos da seleção brasileira.
A tendência é que ambos sejam opção no banco de reservas para as partidas contra Venezuela e Uruguai, nos dias 14 e 19 de novembro, respectivamente.
Com Éder Militão devendo ficar fora dos gramados até o fim da temporada 2023/24, o atleta do Flamengo pode aproveitar os treinamentos para ganhar a confiança de Dorival Júnior.
Já o atacante do Arsenal tem uma concorrência mais pesada no setor, mas é um jogador que vem sendo convocado com frequência para defender o Brasil.
Momento de destaque em seus clubes
A convocação dos dois jogadores acaba não sendo surpresa pela boa fase de ambos. Léo Ortiz, que chegou nesta temporada ao Flamengo, assumiu a titularidade da zaga rubro-negra. Por coincidência, ele desbancou Fabrício Bruno, atleta que Dorival Júnior chegou a convocar para substituir Éder Militão na última Data Fifa em novembro.
Vale citar que Léo já estava em uma pré-lista do treinador da seleção brasileira e era monitorado mesmo quando era mais utilizado como volante por Tite na equipe carioca.
Já Martinelli segue sendo uma peça importante do Arsenal. Desde 2019 no clube, o atacante brasileiro foi titular em todos os jogos do clube na Champions League. Além disso, ele participou de todos as partidas do clube inglês na temporada.
Na Premier League ele começou sete partidas, sendo utilizada como reserva em outras três. Já na Copa da Liga Inglesa ele foi titular em um jogo e entrou no segundo tempo no outro confronto disputado.