Vasco x 777 Partners tem desdobramentos e Pedrinho segue no comando do futebol no clube
Justiça emitiu decisão nesta semana sobre imbróglio envolvendo antiga gestora da SAF vascaína e clube ‘associação civil’
Vasco segue briga com a 777 na Justiça (Foto: Matheus Lima/Vasco)
O Vasco obteve uma importante vitória na Justiça sobre a polêmica envolvendo o clube e a 777 Partners, antiga acionista majoritária da SAF do clube. Nesta semana, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) indeferiu uma liminar do grupo americano contra a entidade ‘associação civil’ para retomar o controle do futebol, que segue com os dirigentes desta última, de acordo com o GE.
A recusa da liminar mantém a decisão emitida inicialmente em maio de 2024, no qual houve a suspensão da venda do contrato da venda da SAF vascaína para os investidores e a recolocou nas mãos da atual diretoria, encabeçada por Pedrinho. A decisão do tribunal quanto a liminar foi unânime, com três votos a zero para a decisão de recusar o recurso da 777.
Questões de arbitragem
O Vasco alega que a acionista majoritária de seu futebol vinha fazendo ‘gestão temerária’ de seu futebol, não cumprindo diversas condições do contrato. O que foi mais um capítulo da ‘guerra‘ que envolve o presidente do Gigante da Colina com os antigos investidores do clube e que, agora, deverá se estender.
A decisão sobre o caso está ainda em arbitragem, mas esta fora paralisada pela 777, que contestou as escolhas vascaínas em relação aos árbitros do caso e também por esperar que o TJ-RJ deferisse a liminar para retomar o controle da SAF. Também houve contestação do clube por conta também dos árbitros apontados pelos investidores, segundo conta o Lance!
Quando sai a decisão sobre o Vasco?
No entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), não caberá mais à empresa recursos para tentar retomar o controle acionário da SAF. Somente a arbitragem poderá ser a via pela qual se definirá o destino do futebol vascaíno, pelo qual os dois lados esperam que possa ser resolvido em breve, ainda sem data definida
A decisão da arbitragem deverá interferir nos desejos do Vasco de vender a SAF para algum outro investidor, sendo um dos indicados nas especulações o grego Evangelos Marinakis, que é dono do Nottngham Forest e do Olympiacos.

