Quando o mundo da imprensa esportiva no Brasil ainda era diferente e os repórteres podiam, entre outras coisas, entrar nos vestiários dos clubes, um dos grandes nomes da crônica era ninguém menos que Fausto Silva, o Faustão, apresentador da TV Globo há mais de 30 anos.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Poucos sabem, mas o profissional foi repórter de campo e entrevistou grandes personagens do futebol brasileiro.
Faustão começou a carreira no rádio, na década de 1960, e rodou até ser contratado pela Rádio Record, em 1970, ano de Copa do Mundo. Foi a partir daí que o então jovem de apenas 20 anos começou a brilhar e ganhou espaço na imprensa.
Poucos anos depois subiu alguns degraus e foi contratado pela Rádio Panamericana, atual Jovem Pan, e ficou ainda mais próximos de vários craques, com Sócrates, jogador do Corinthians que ilustra uma das imagens mais icônicas de Faustão como repórter (imagem acima).
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJwTGZJZklUVSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Para quem acha que parou por aí, Faustão ainda foi contratado pelo O Estado de São Paulo, um dos maiores jornais impressos do Brasil, e depois foi para a Rádio Globo a convite de ninguém menos que Osmar Santos, o principal narrador de futebol do país no período.
O então repórter só migrou para o entretenimento na década de 1980, quando Osmar Santos, que então apresentava o programa Balancê, se afastou do rádio para assumir projetos na televisão. Seu repórter, Fausto Silva, já Faustão, assumiu o comando da atração e não saiu mais. Foi para a TV Bandeirantes e depois migrou para a TV Globo, onde está até hoje com seu programa dominical.
Leia mais:
16 jogadores que tiveram seus números aposentados em clubes de futebol

