O meia Vinicius Zanocelo, de 20 anos, que disputou o Paulistão pela Ferroviária, deve ser apresentado como o novo reforço do Santos para a temporada 2021. O que poucos sabem, porém, é que o jogador tinha acordo inicial para defender o Ajax após a disputa do torneio estadual, segundo publicou Bruno Andrade, colunista do UOL.
Zanocelo é uma das principais joias da Seleção Brasileira sub-20 e aceitou deixar a Ponte Preta para defender a Ferroviária no Paulistão 2021, mas já com acordo com o gigante europeu. Porém, o desempenho aquém do esperado na equipe de Araraquara fez com que o Ajax recuasse no negócio, o que abriu caminho para o Santos fechar com o meia.
A ideia inicial dos empresários do atleta no acerto com a Ferroviária era a venda imediata para um clube da Europa, sendo o Ajax o grande trunfo. Sem o acordo, o emprésimo para um grande do Brasil se mostrou a melhor opção. A proximidade dos responsáveis por Zanocelo de Andrés Rueda, atual presidente do Santos, e o desejo de Fernando Diniz em contar com o jogador facilitaram a negociação. A tendência é que o clube apresente o meio-campista dentro de alguns dias.
O acordo de empréstimo de Zanocelo com o Peixe é de dois anos, com opção de compra fixada em 2 milhões de euros, que em valores convertidos na moeda atual ficam em cerca de R$ 13 milhões por 60% dos direitos do jovem de 20 anos.
Vinicius Zanocelo
O jovem meia de 20 anos começou nas divisões de base do Juventus, mas logo foi para a Ponte Preta, onde se destacou e chegou à Seleção Brasileira de base, tendo passado pela sub-15, sub-17 e sub-20. Estreou no time profissional da Macaca em 2019, mas apenas em 2020 conseguiu sequência entre os titulares. Disputou 29 jogos na disputa do Brasileirão Série B do ano passado, mas decidiu não seguir em 2021. Fechou com a Ferroviária para a disputa do Paulistão e marcou um gol em 12 jogos.

