Home Futebol Título do Brasileirão? Corinthians pode se espelhar em 2011 e 2017 para sonhar com mais uma conquista

Título do Brasileirão? Corinthians pode se espelhar em 2011 e 2017 para sonhar com mais uma conquista

Após contratar quatro reforços de peso, Corinthians pode repetir feitos do passado recente no Campeonato Brasileiro

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

O Corinthians começou o Brasileirão sendo apontado por muitos como um time que iria lutar contra o rebaixamento. Mas com apenas uma rodada do fim do primeiro turno, o Timão ocupa a 6ª posição e conta com quatro reforços de peso (Giuliano, Renato Augusto, Róger Guedes e Willian). Dessa forma, o foco agora está na ponta da tabela. Seja para lutar por uma vaga na Libertadores como até um sonho do octacampeonato nacional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Apesar da diferença de 12 pontos para o líder Atlético-MG, o clube pode se espelhar nas conquistas de 2011 e 2017 para sonhar com o título do Brasileirão nesta temporada.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiI4RkdTMWFHRCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Técnicos pressionados no Corinthians

Tite marcou seu nome na história do clube por conta da Libertadores e do Mundial de 2012, além do bicampeonato brasileiro. Já Carille conseguiu se destacar em seu primeiro trabalho como treinador com um título do Brasileirão e o tricampeonato paulista em 2017. Mas ambos começaram o campeonato nacional na corda bamba.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em 2011 o tive teve uma participação decepcionante na Copa Libertadores da América. Isso porque mesmo com Ronaldo Fenômeno e Roberto Carlos, o Corinthians foi eliminado na pré-Libertadores para o Tolima. A eliminação foi decisiva para a saída dos ex-jogadores da seleção brasileira. Além disso, Tite só não foi demitido por conta de Andrés Sanchez. Presidente do clube na época, Sanchez bancou a permanência do treinador, que hoje é um dos maiores da história do Timão.

Por outro lado, Fábio Carille chegou como interino e teve problemas no Paulistão e no Brasileirão, mesmo após um grande primeiro turno no Campeonato Brasileiro. Coincidentemente, após vitórias contra o Palmeiras o treinador conseguiu fugir da demissão e garantiu os dois títulos em 2017.

O momento atual de Sylvinho é similar ao de Carille. Com a diferença que o atual treinador do Corinthians já teve uma experiência no Lyon, ao contrário do ex-treinador do clube. A torcida ainda desconfia do seu trabalho, mesmo com o time próximo das primeiras colocações.

PUBLICIDADE

Foco apenas no Brasileirão

Outro ponto em comum é o fato do Corinthians estar disputando apenas o Campeonato Brasileiro. A única diferença é de que em 2017 o clube chegou a disputar a Copa Sul-Americana, sendo eliminado pelo Racing na fase de oitavas de final no mês de setembro.

PUBLICIDADE

Esse fator é positivo ao analisar o elenco do clube em 2021. Do provável time titular. oito jogadores têm mais de 30 anos (Cássio, Fagner, Gil, Fábio Santos, Giuliano, Renato Augusto, Willian e Jô). Dessa forma, ter semanas livres, principalmente para recuperação física, pode ser um diferencial para uma boa campanha no Brasileirão.

Rivais em outras competições

Neste caso, a comparação é com o a campanha do título em 2017. Palmeiras, Santos, Grêmio, Cruzeiro e Flamengo tiveram que dividir suas atenções entre o Brasileirão e Copa do Brasil e/ou Libertadores. Dessa forma. o Corinthians teve a possibilidade de abrir uma importante vantagem no primeiro turno. Com 47 pontos e de forma invicta, o clube teve a melhor campanha na era de pontos corridos com 20 clubes.

O mesmo filme pode acontecer em 2021. Atlético-MG, Palmeiras, Fortaleza, Red Bull Bragantino e Flamengo seguem vivos em pelo menos duas competições.

LEIA TAMBÉM:

Pai de Willian faz revelação sobre acerto do filho com o Corinthians
Chapéu no Flamengo? Duílio responde se Corinthians tem interesse em David Luiz
15 jogadores que disputaram a última Copa do Mundo estão no Brasileirão; veja a lista
Mercado da bola: Corinthians negocia atacante com clube de Portugal
Narrador minimiza contratação de Willian: “nada de outro mundo”
Corinthians e Flamengo dominam seleção da 18ª rodada do Brasileirão
Mercado da Bola: Corinthians confirma chegada de lateral-direito
Mercado da bola: Corinthians negocia atacante com clube de Portugal

PUBLICIDADE
Better Collective