O Corinthians começou o Brasileirão sendo apontado por muitos como um time que iria lutar contra o rebaixamento. Mas com apenas uma rodada do fim do primeiro turno, o Timão ocupa a 6ª posição e conta com quatro reforços de peso (Giuliano, Renato Augusto, Róger Guedes e Willian). Dessa forma, o foco agora está na ponta da tabela. Seja para lutar por uma vaga na Libertadores como até um sonho do octacampeonato nacional.
Apesar da diferença de 12 pontos para o líder Atlético-MG, o clube pode se espelhar nas conquistas de 2011 e 2017 para sonhar com o título do Brasileirão nesta temporada.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiI4RkdTMWFHRCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Técnicos pressionados no Corinthians
Tite marcou seu nome na história do clube por conta da Libertadores e do Mundial de 2012, além do bicampeonato brasileiro. Já Carille conseguiu se destacar em seu primeiro trabalho como treinador com um título do Brasileirão e o tricampeonato paulista em 2017. Mas ambos começaram o campeonato nacional na corda bamba.
Em 2011 o tive teve uma participação decepcionante na Copa Libertadores da América. Isso porque mesmo com Ronaldo Fenômeno e Roberto Carlos, o Corinthians foi eliminado na pré-Libertadores para o Tolima. A eliminação foi decisiva para a saída dos ex-jogadores da seleção brasileira. Além disso, Tite só não foi demitido por conta de Andrés Sanchez. Presidente do clube na época, Sanchez bancou a permanência do treinador, que hoje é um dos maiores da história do Timão.
Por outro lado, Fábio Carille chegou como interino e teve problemas no Paulistão e no Brasileirão, mesmo após um grande primeiro turno no Campeonato Brasileiro. Coincidentemente, após vitórias contra o Palmeiras o treinador conseguiu fugir da demissão e garantiu os dois títulos em 2017.
O momento atual de Sylvinho é similar ao de Carille. Com a diferença que o atual treinador do Corinthians já teve uma experiência no Lyon, ao contrário do ex-treinador do clube. A torcida ainda desconfia do seu trabalho, mesmo com o time próximo das primeiras colocações.
Foco apenas no Brasileirão
Outro ponto em comum é o fato do Corinthians estar disputando apenas o Campeonato Brasileiro. A única diferença é de que em 2017 o clube chegou a disputar a Copa Sul-Americana, sendo eliminado pelo Racing na fase de oitavas de final no mês de setembro.
Esse fator é positivo ao analisar o elenco do clube em 2021. Do provável time titular. oito jogadores têm mais de 30 anos (Cássio, Fagner, Gil, Fábio Santos, Giuliano, Renato Augusto, Willian e Jô). Dessa forma, ter semanas livres, principalmente para recuperação física, pode ser um diferencial para uma boa campanha no Brasileirão.
Rivais em outras competições
Neste caso, a comparação é com o a campanha do título em 2017. Palmeiras, Santos, Grêmio, Cruzeiro e Flamengo tiveram que dividir suas atenções entre o Brasileirão e Copa do Brasil e/ou Libertadores. Dessa forma. o Corinthians teve a possibilidade de abrir uma importante vantagem no primeiro turno. Com 47 pontos e de forma invicta, o clube teve a melhor campanha na era de pontos corridos com 20 clubes.
O mesmo filme pode acontecer em 2021. Atlético-MG, Palmeiras, Fortaleza, Red Bull Bragantino e Flamengo seguem vivos em pelo menos duas competições.
LEIA TAMBÉM:
Pai de Willian faz revelação sobre acerto do filho com o Corinthians
Chapéu no Flamengo? Duílio responde se Corinthians tem interesse em David Luiz
15 jogadores que disputaram a última Copa do Mundo estão no Brasileirão; veja a lista
Mercado da bola: Corinthians negocia atacante com clube de Portugal
Narrador minimiza contratação de Willian: “nada de outro mundo”
Corinthians e Flamengo dominam seleção da 18ª rodada do Brasileirão
Mercado da Bola: Corinthians confirma chegada de lateral-direito
Mercado da bola: Corinthians negocia atacante com clube de Portugal

