Protagonista do futebol brasileiro na atualidade, o Flamengo vive uma exímia fase sob o comando do técnico Renato Gaúcho. Vivo em três competições, o time da Gávea tem a possibilidade de alcançar o sonhado Mundial de Clubes deste ano mesmo sem a necessidade de título na Libertadores. A situação se deve pelo fato do torneio realizado pela Fifa ainda ter cenário indefinido acerca de sua sede.
Fixado como palco para receber o torneio, o Japão acabou declinando por conta do cenário da Covid-19 e abdicou de receber os jogos. Diante disso, alguns países se movimentam nos bastidores, entre eles o Brasil, através da Prefeitura do Rio de Janeiro, que já demonstrou o interesse de receber o evento. É nesta vertente que entre o Flamengo.
Em função das regras de classificação do Mundial de Clubes, o país sede tem direito a uma vaga para o atual campeão nacional. Bicampeão brasileiro, Fla teria abertura neste critério, e com isso estaria garantido na competição, caso a mesma fosse confirmada para o Brasil e se houver data disponível.
Apesar deste cenário favorável, o Flamengo pode esbarrar em um impasse em função das alterações no calendário e decisões da Fifa.
Independente de ser “beneficiado” por esta possibilidade, o Flamengo segue vivo na Libertadores e pode chegar ao Mundial de Clubes em caso de título no torneio continental. O oponente rubro-negro na fase de semifinal será o Barcelona de Guayaquil, com os embates ocorrendo nas duas próximas semanas. No outro lado da chave, Palmeiras e Atlético-MG disputam a outra vaga para final do torneio.
Flamengo crava marca histórica que nenhum time atingiu na Copa do Brasil nos últimos 30 anos
Flamengo toma atitude após derrota no STJD para liberação de torcida
Xará do Flamengo no Piauí é proibido de disputar competições por acúmulo de dívidas

