As últimas partidas da seleção brasileira têm mostrado que Tite e seus comandados começam tomar um caminho diferente no sentido da montagem da equipe, que está mais estável e aparentemente mais encaixada. Parte disso se deve a uma mudança tática do treinador, que passa, necessariamente, pela entrada definitiva de Lucas Paquetá no time.
O meia, que foi titular nas últimas cinco partidas do Brasil nas Eliminatórias, tem sido um meia de ligação, caindo mais pela esquerda, e fazendo um balanço defensivo que dá maior equilíbrio ao grupo brasileiro. Ele vem, então, ganhando mais confiança vestindo a Amarelinha, ao ponto de assumir, em dados momentos, a responsabilidade da criação, como no clássico diante da Argentina, na última terça-feira (16).
Só que o bom desempenho de Lucas Paquetá parece ser mais tático do que a partir de um poder de decisão. Os números nos mostram isso: o jogador do Lyon tem poucas participações diretas em gols, mas lidera a equipe de Tite (ou fica na vice liderança) em diversos números importantes, como desarmes, dribles certos, passes decisivos, entre outros.
Lucas Paquetá (24 anos) entre os jogadores do Brasil nas Eliminatórias:
1º em desarmes (21)
1º em acerto no drible (87%!)
2º em duelos ganhos (72)
2º em bolas recuperadas (61)
2º em posses recuperadas no meio (37)
2º em passes decisivos (32)Cada vez mais fundamental! 👏👏 pic.twitter.com/rJWF81dSau
— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) November 17, 2021
Se o desempenho aparente do meia será suficiente para garanti-lo entre os convocados para a Copa do Mundo de 2022, só saberemos na convocação final, no ano que vem. Mas é fato que ele vem crescendo “na hora certa”, a aparenta cada vez mais estar nos planos de Tite para o Catar.
Números de Lucas Paquetá pelo Brasil nas Eliminatórias
- Jogos (Titular): 11 (8)
- Gols: 2
- Assistências: Nenhuma
- Grandes chances criadas: 2
- Passes-chave por jogo: 0,9
LEIA TAMBÉM
Paquetá é xingado de “cag…” em Argentina x Brasil e tem reação discreta; assista
Flamengo está se dando bem contra os times de São Paulo no Brasileirão? Confira os números

