Após a vitória do Atlético-MG sobre o Athletico, na final da Copa do Brasil, Arnaldo Cezar Coelho avaliou a principal polêmica do jogo. No primeiro tempo, mediante o toque no braço de Léo Cittadini, o Galo teve penalidade máxima marcada ao seu favor pelo árbitro Bruno Arleu de Araújo. Apesar da reclamação, o juiz da partida não alterou sua decisão.
Pênalti? pic.twitter.com/2ot63LLWOj
— Curiosidades Brasil (@CuriosidadesBRL) December 12, 2021
Por conta do pênalti assinado para o Atlético-MG, o ex-árbitro considera que a mudança na regra do toque de mão vem prejudicando o futebol. Em sua visão, os atletas, intencionalmente, estão procurando causar a irregularidade de forma intencional, mirando chutes nos braços dos adversários.
“Eu avisei, virou pelada, tocou na mão sempre é marcado pênalti , tem atacante especialista em chutar a bola no corpo do zagueiro”, escreveu.
Eu avisei, virou pelada, tocou na mão sempre é marcado pênalti , tem atacante especialista em chutar a bola no corpo do zagueiro.
— Arnaldo Cezar Coelho (@CoelhoArnaldoC) December 13, 2021
Veja abaixo como ficou definido o critério de toque de mão entre Fifa e a IFAB (órgão que controla as regras do futebol).
- Tocar a bola deliberadamente com a mão/braço, por exemplo, movendo a mão/braço em direção à bola;
- Tocar a bola com a mão/braço quando isso torna seu corpo anormalmente maior. Considera-se que um jogador tornou seu corpo anormalmente maior quando a posição de sua mão/braço não é uma consequência ou justificável pelo movimento corporal do jogador para aquela situação específica. Por ter sua mão/braço nessa posição, o jogador corre o risco de sua ser atingido pela bola e ser penalizado.
- A mão na bola acidental que leva um companheiro de equipe a marcar um gol ou a ter a oportunidade de fazer o gol não será mais considerado uma penalidade.
LEIA TAMBÉM
Valentim admite atuação ruim contra o Atlético-MG, mas reconhece “ano muito bom” do Athletico
O que o Atlético-MG precisa fazer para ficar com o título da Copa do Brasil
Alvo do Atlético-MG, Edenílson possui salário acessível para o clube; confira
Diego Costa pede para deixar o Atlético-MG e clube indica para onde ele deve ir
Diego Costa, David Luiz, Willian e mais: 16 reforços que chegaram no meio da Série A

