Com a saída do lateral Pará anunciada em dezembro, restaram ao Santos apenas quatro jogadores que disputaram a final da Libertadores, no Maracanã, no dia 30 de janeiro deste ano, como titulares, e acabaram perdendo por 1 a 0 para o Palmeiras, com gol de Breno Lopes. São eles: o goleiro John, o lateral Felipe Jonathan, o atacante Marinho e o volante Sandry. Além dos jogadores, o técnico Cuca também deixou o time para comandar o Atlético-MG, atual Campeão Brasileiro e finalista da Copa do Brasil.
Com John lesionado, o Peixe trouxe Jandrei para fazer parte do elenco. O atleta passou por uma uma artroscopia no joelho direito, em agosto, e acabou desfalcando o Alvinegro em 2021. O que tudo indica, é que na próxima temporada ele passa a ser uma opção para Fábio Carille. Sandry também esteve no departamento médico e conseguiu retornar na reta final do Brasileirão. Marinho e Felipe Jonathan seguiram como titulares na temporada.
Time titular do Santos na final da Libertadores 2020 contra o Palmeiras:
✅ @Palmeiras
✔️ @SantosFC🏆 Os rivais estão assim escalados para a grande final da CONMEBOL #Libertadores 2020! É pela #GloriaEterna!#Palmeiras #SantosFC pic.twitter.com/HkVfz6pY5G
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) January 30, 2021
Por onde andam os jogadores do Santos que disputaram a final da Libertadores?
No último dia 9, o Santos anunciou que rescindiu o contrato com Pará, de forma amigável. No mesmo dia, o lateral foi anunciado como novo reforço do Cruzeiro, que disputa a Série B em 2022; clube mineiro divulgou um ‘pacote’ de contratações para o ano que vem.
Zagueiro de 27 anos, Luan Peres foi vendido após a final da Libertadores, em fevereiro. O Peixe havia comprado o atleta após negociação com o Brugge, time da Bélgica. Hoje, o jogador atua no Olympique de Marseille, time francês comandado por Jorge Sampaoli, que também tem passagem pelo Alvinegro.
Com contrato até 2025, Lucas Veríssimo foi negociado com o Benfica no início de 2021 e conseguiu liberação para jogar a final. O zagueiro se destacou no futebol português e foi convocado por Tite para defender a seleção brasileira. Hoje, o atleta está se recuperando de lesão após operar o joelho direito.
Depois 17 anos no Santos, em agosto, Alisson deixou o clube e foi para o Al-Hazem, da Arábia Saudita. Foram 265 jogos em que ele anotou quatro gols com a camisa do Peixe: “Nunca devemos esquecer da oportunidade diária que nós temos de defender um Clube como o Santos”, se despediu o jogador.
Também fora do Alvinegro Praiano, o volante Diego Pituca agora atua pelo Kashima Antlers, clube do Japão. O jogador ainda tentou permanecer por mais tempo no time da Vila até a documentação e viagem para o novo time acontecerem, mas não conseguiu liberação.
Para se livrar de punição na Fifa, o Santos vendeu em abril o atacante Soteldo para o Toronto FC, time do Canadá. O Peixe devia dinheiro para o Huachipato, do Chile, ex-clube do jogador. O atleta não está feliz disputando a MLS e a volta ao futebol brasileiro foi cogitada.
Após longa negociação em busca da renovação de contrato, o Santos entrou em acordo com a Juventus, da Itália, e liberou o atacante Kaio Jorge antes do fim do contrato, a fim de ainda receber uma quantia pelo atleta, que poderia sair de graça.
Além deles, o Santos acertou a saída do goleiro Vladmir, que atualmente está no Avaí e de Jean Mota, negociado com o Inter de Miami.
LEIA TAMBÉM:
Com Cristiane e Ketlen, Santos anuncia ‘pacotão’ de renovações no elenco feminino
Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato
Brasileirão Série B 2021: confira a tabela completa do campeonato

