Klauss Câmara, dirigente de Cruzeiro, Sport e Grêmio, aceitou o convite e vai ser o novo homem-forte do Santa Clara, de Portugal. Na Europa desde junho de 2021, ele estava trabalhando no FC Alverca que disputa a segunda divisão.
O Torcedores.com apurou que Klauss Câmara aceitou comandar o futebol do clube após ser escolhido, por unanimidade, pelo Conselho de Administração da SAD (Sociedade Anônima Desportiva) do Santa Clara.
Uma das missões de Klauss Câmara, que morará em Ponta Delgada, cidade portuguesa localizada na Ilha de São Miguel que pertence à Região Autônoma dos Açores, será estruturar o clube para brigar por títulos nacionais.
Na última temporada, por exemplo, o Santa Clara fez boa campanha no Campeonato Português. Com 40 pontos conquistados, o time terminou a competição na sétima colocação atrás de Porto, o campeão, Sporting, Benfica, Braga, Gil Vicente e Vitória de Guimarães.
Ainda segundo apurou a reportagem, o acordo foi feito após o investidor Ricardo Vicintin, um dos maiores empresários do ramo de silício e magnésio do Brasil, avançar nas negociações para adquirir 48,6% das ações do futebol do Santa Clara.
Glen Lau, empresário multimilionário de Singapura, decidiu negociar sua parte com Ricardo Vicintin por 5 milhões de euros (R$ 26,6 milhões, pela cotação atual), após ser alvo de investigações da polícia brasileira, francesa, inglesa e portuguesa.
O singapuriano é acusado de ser operador de um suposto esquema de corrupção que envolve a compra de votos para a escolha do Catar como sede da Copa do Mundo de 2022. Desde então, ele se afastou das atividades e colocou suas ações à venda.
Klauss Câmara terá outras atribuições no clube
Além de comandar a reformulação do departamento de futebol, Klauss Câmara será o responsável por aproximar o Santa Clara de outros clubes, principalmente brasileiros, a fim de garantir a contratação dos melhores jogadores jovens disponíveis no mercado da bola.
Com 16 anos de experiência no futebol, Klauss Câmara é formado em educação física, com foco em Gestão Esportiva e pós-graduado em Gestão de Marketing Esportivo. Além disso, é membro da ABEX (Associação Brasileira dos Executivos de Futebol).
Em 2008, iniciou a carreira como supervisor de futebol do Figueirense onde conquistou a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Posteriormente, exerceu o cargo de coordenador das divisões de base do Athletico Paranaense, Fluminense e Cruzeiro.
No clube mineiro, além de trabalhar na base, foi coordenador futebol e foi fundamental na ida de Thiago Neves para a Toca da Raposa II, em 2016. Nesse ínterim, ajudou na formação do elenco que conquistou a Copa do Brasil de 2017.
Logo após deixar a Raposa, teve breve passagem pelo Sport Recife. No ano seguinte, Klauss Câmara foi contratado pelo Grêmio onde ajudou o clube a vencer o Campeonato Gaúcho de 2019 e 2020.
No começo da temporada, por exemplo, teve seu nome lembrado para voltar ao Grêmio após o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro. O dirigente, no entanto, decidiu seguir trabalhando no futebol português.
Hat-trick de Benni McCarthy contra o Santa Clara. Veja o vídeo!
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJKZXlIaXpoNiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

