Neymar pode voltar a disputar a Bola de Ouro em 2023 se mantiver o atual ritmo no PSG e se tiver um bom desempenho pela seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar. O jornalista Rafael Ribeiro, em sua coluna no UOL Esporte, levantou os números da plataforma WhoScored, que transforma algoritmos em estatísticas e ranqueia os melhores jogadores do momento, e Neymar está presente entre os primeiros da lista. Ou seja, conforme os números, o camisa 10 do PSG e da seleção brasileira tem tudo para brigar pela Bola de Ouro.
A plataforma não julga apenas números ou participações em gols, mas também desempenho e performance. Os robôs do WhoScored, que fazem a somatória, colocam Neymar em terceiro na corrida pelo topo atualmente, com uma nota média de 7,92.
Apenas dois jogadores estão à sua frente na disputa, que são seu companheiro amigo, Lionel Messi, do PSG, com a nota 8,74, na liderança absoluta, e o noruegues Erling Haaland, do Manchester City, com nota média de 8,16, mas que não estará na Copa do Mundo com sua seleção.
Neymar ainda não tem os melhores números de sua carreira
Ainda segundo a publicação, Neymar não atingiu ainda seu melhor momento da carreira na Europa. Isso porque em 2017/18, em seu início no PSG, ele bateu a média de 8,95, maior até mesmo que a atual nota de Messi em 2022. Porém, na mesma temporada ele se lesionou e perdeu os últimos jogos, saindo da corrida pela Bola de Ouro. Vale destacar que atualmente, Neymar tem uma marca que ainda não conquistou desde que saiu do Brasil. Ele é o atual artilheiro do Campeonato Francês e pode conseguir sua primeira artilharia de uma liga nacional desde que chegou ao Velho Continente, em 2013.

