Home Futebol Liga Brasil de Aspirantes: clubes se reúnem para definir modelo da competição

Liga Brasil de Aspirantes: clubes se reúnem para definir modelo da competição

Evento realizado nessa segunda-feira (24), marcou mais um passo em relação a competição que irá substituir o Brasileirão da categoria

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

O futebol brasileiro deverá ter em 2023 a primeira edição da Liga Brasil de Aspirantes. O torneio, focado para equipes sub-23, irá substituir o antigo Brasileirão da categoria, que era organizado pela CBF.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Nessa segunda-feira (24), foi realizado o Congresso Técnico da competição na cidade de São Paulo, com representantes dos seguintes clubes: Azuriz, Bahia, Botafogo, Ceará, Chapecoense, Coritiba, Criciúma, Cuiabá, Fluminense, Goiás, Guarani, Ibrachina, Juventude, Náutico, Paraná , Ponte Preta, Real Brasília, Retrô, FC Ska Brasil, Sport Recife, Vasco e Vila Nova.

O evento serviu para avançar em definições da competição, como modelo de disputa, sede, participantes, datas, regulamento, direitos de transmissão entre outros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Torcedores.com esteve presente na reunião e conversou com Gilberto Tavares, Gerente Executivo de Futebol do Ibrachina, que passou detalhes do que foi alinhado na primeira reunião.

Confira as palavras do dirigente sobre a Liga Brasil de Aspirantes

Aumento do número de participantes

“A competição se iniciou com 10 equipes e hoje supreendentemente tinham 24 equipes. Pontuamos várias situações como sede única ou Brasil inteiro. Colocamos em pautas várias questões. Eu, como representante do Ibrachina vejo como uma competição fantástica, nacional, ter a  oportunidade de jogar uma competição de tanta grandeza.

Hoje foi decidido a questão de sedes, equipe, campeonato, mas em termos de premiação nada foi definido. Porém pela quantidade de equipes diversos itens ficaram pendentes, teremos uma uma nova reunião”.

PUBLICIDADE

Transmissão da Liga Brasil de Aspirantes

“Temos bastante situações de transmissão pela internet e tv aberta. Foi pedido para manter em sigilo, mas temos bastante canais interessados”.

PUBLICIDADE

Importância para a o Ibrachina

“Para o Ibrachina é muito importante, porque o que temos de competição nacional é a Copa São Paulo de Juniores. Fora a competição não temos mais torneios nacional. É uma possibilidade de jogar nove, dez jogos, com clubes de camisa. Para nós é algo fantástico. Uma competição super organizada e que se Deus quiser irá durar muito tempo”.

Mais informações sobre a Liga Brasil de Aspirantes

A previsão é que a competição seja disputada no mês de julho. Mas até o momento não foram definidas datas para disputa do torneio.

Conforme foi apurado no Congresso Técnico, mais dois clubes demonstraram interesse em participar da Liga. Porém os nomes não foram divulgados.

Better Collective