Cleber Xavier, em jogo na Vila Belmiro (Raul Baretta/ Santos FC.)
Cleber Xavier vê Gabriel Bontempo evoluindo de maneira gradual no Santos. Titular no triunfo sobre o Juventude, pelo Brasileirão, o camisa 49 trouxe solidez ao meio-campo e, sem sentir o peso da partida, mostrou que está amadurecendo como um jogador de grande potencial. Neste contexto, o técnico se encontra ciente de eventuais oscilações ao longo da temporada.
“Fez um grande jogo. Assim como tem entrado bem nos jogos, ele fez um grande jogo. É mais um jogador que a gente ganha. Às vezes, os jogadores mais novos têm uma oscilação. Estamos junto com ele mostrando os erros e valorizando os acertos. O Bontempo é um menino, não podemos esquecer disso.”, disse Cleber Xavier, em coletiva de imprensa.
Sem ficar atrás na partida, o Santos não precisou sufocar o Juventude. Mesmo cogitando a entrada de Robson Junior, Cleber Xavier decidiu pela entrada de Gustavo Caballero. Caso seja necessário, o comandante do Santos tem total confiança para acionar o camisa 7 no decorrer do Brasileirão.
“O Juventude ia iniciar pressionando no segundo tempo. Eu optei por uma dobra (de laterais). Se não desse certo, a gente tinha a opção do Caballero para organizar aquele lado e sair em velocidade, ou o Juninho se o jogo se transformasse de outra maneira […] A gente fala do Juninho, Luca (Meirelles), Deivid (Washington), Souza… são meninos que precisam entender algumas situações. As entradas dele (Bontempo) nos finais dos jogos e neste jogo iniciando foram muito boas.”, prosseguiu.
Protestos no MorumBIS
Apesar da vitória, Cleber Xavier segue longe de ocupar o status de unanimidade no Santos. Compreendendo os protestos da torcida, o técnico espera que, em breve, o Peixe esteja lutando por grandes objetivos no Brasileirão. Porém, por enquanto, o foco principal é se afastar da zona de rebaixamento.
“Quanto à torcida, eu não vou julgar. Os torcedores sempre vão estar no direito deles. É natural a situação do torcedor querer trocar e preferir esse ou aquele jogador. O mais importante foi a vitória que nos tirou da zona e nos dá condição de seguir evoluindo dentro da competição.”, afirmou.
“Eu não posso exigir que a torcida fique me aplaudindo e me apoiando com o time na zona do rebaixamento. Tenho que trabalhar, é o que estamos fazendo. A torcida do Santos vai ficar satisfeita quando o Santos estiver brigando por um título e Libertadores. Esse não é o momento, o momento é de sair. Se a torcida quer vaiar, eu não posso fazer nada. Mas a torcida também incentivou, foi bonito de ver 37 mil torcedores ajudando o time.”, acrescentou.
Atuação do Santos
Anotando dois gols em sequência, o Santos não conseguiu manter uma tranquilidade por muito tempo. Diante da pressão do Juventude ao longo da segunda etapa, Cleber Xavier se mostrou satisfeito com a vantagem mantida antes do segundo gol de Neymar. Embora alguns ajustes tenham que ocorrer, os três pontos foram colocados como a situação prioritária do confronto.
“Foi um jogo difícil pela situação. A gente tentou agredir ao máximo no primeiro tempo e dando espaço para o contra-ataque do Juventude, que também não vem em uma situação boa. Conseguimos um 2 a 0, um resultado que nos dava tranquilidade para ir ao intervalo e voltar organizando algumas situações que não estavam bem, mas o gol no finalzinho trouxe uma pressão.”, pontuou.
“Houve um certo equilíbrio no segundo tempo e o Juventude se aproveitou. Na hora que fizemos 3 a 1, deu mais tranquilidade. Hoje, o mais importante era o resultado. A gente tem feito jogos bons, mas não conseguimos o resultado. Fizemos um primeiro tempo e no segundo tempo a gente caiu, mas conseguimos a vitória, que é o mais importante.”, concluiu.

