Será que você acerta o placar Apostar na Betano PUBLICIDADE

Home Opinião Allan Simon: O que podemos esperar do futebol na TV em 2020

Allan Simon: O que podemos esperar do futebol na TV em 2020

Ano do futebol terá Eurocopa, Copa América (de novo), Olimpíadas, além das grandes competições de clubes

Por Allan Simon em 06/01/2020 07:00 - Atualizado há 4 anos

O ano de 2020 está apenas começando, mas já promete ser intenso na televisão quando o assunto é futebol. Desde o dia 2 de janeiro, já temos SporTV, TV Cultura e Rede Vida exibindo a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Os campeonatos da Europa seguem firmes e fortes no meio das temporadas. Vem aí o Pré-Olímpico Sub-23. Os estaduais já batem na porta, e os mata-matas da Copa do Brasil e da fase preliminar da Libertadores prometem emoções logo nos primeiros meses.

2020 não é ano de Copa do Mundo, mas tem calendário forte. Pela primeira vez, Eurocopa e Copa América vão acontecer exatamente ao mesmo tempo, com datas iguais para abertura e encerramento. O fuso horário dos continentes vai contribuir para que você possa acompanhar praticamente tudo, de manhã à noite. A presença de astros em seleções, pelo menos em quantidade, vai lembrar a de uma Copa na soma de europeus e sul-americanos.

No meio de tudo isso, entre junho e julho, lá estará o bizarro calendário do futebol brasileiro em ação, fazendo com que o Brasileirão siga sem parar em meio às duas principais competições continentais de seleções do planeta. A Globo, que detém os direitos de transmissão desses torneios todos, mas não necessariamente ampliará o espaço do futebol para mostrar mais jogos, terá a chance de relegar algumas partidas do Campeonato Brasileiro ao PPV nas mesmas datas enquanto mostra a seleção brasileira na Copa América, por exemplo.

A Copa do Brasil vai ser um campeonato diferente para a Globo em 2020. Enquanto em Minas Gerais o interesse deve ser total desde a primeira fase, com as presenças de Atlético-MG, Cruzeiro e América-MG, em São Paulo isso se inverte. Os quatro grandes paulistas estão na Libertadores e só vão se preocupar com o mata-mata nacional a partir das oitavas de final.

O mesmo vale para o maior candidato a “quinto grande” do estado, o Red Bull Bragantino, que tem vaga garantida nas oitavas por ter sido campeão brasileiro da Série B em 2019. A Globo SP deve ignorar por completo as primeiras fases da Copa do Brasil em 2020.

No Rio de Janeiro, o Flamengo é o único com vaga na Libertadores, deixando a Copa do Brasil como atração relevante desde o início para as outras torcidas cariocas. Já no Rio Grande do Sul, a dupla Grenal está na competição continental, repetindo o provável desinteresse da afiliada RBSTV pela competição nacional até maio.

Falando em Libertadores, a Globo vai ter que aguentar pelo segundo ano o novo contrato que a deixa com menos escolhas possíveis de jogos. Um possível Corinthians x Palmeiras na fase de grupos, por exemplo, será transmitido com exclusividade na TV por assinatura pelo Fox Sports. Apenas o outro duelo poderá ser mostrado em TV aberta. Já a possibilidade de um Grenal segue essa linha, com um jogo reservado para a Globo, mas o outro exclusivo do Facebook.

O Fox Sports terá os jogos do Palmeiras, sendo três com exclusividade na primeira fase. SporTV e Globo vão ser um pouco mais “a casa do Flamengo” na etapa de grupos. O Verdão escapou das transmissões do Facebook, mas Santos, Corinthians (se passar da fase preliminar) e São Paulo vão aparecer na rede social.

Recopa Sul-Americana, que terá Flamengo x Independiente del Valle, e a Copa Sul-Americana, com participações de times como Fluminense, Vasco, Bahia e Fortaleza, serão exclusivas do DAZN, serviço de streaming, e só vão aparecer na TV se houver alguma parceria até lá, como aconteceu no ano passado com jogos do Corinthians e do Botafogo exibidos pela RedeTV!.

Até o Brasileirão, o Grupo Globo vai se virar com os estaduais, que rendem pouca audiência nos jogos comuns da primeira fase, mas explodem com clássicos e mata-matas, principalmente em São Paulo. Fox Sports e SBT Nordeste terão a Copa do Nordeste, competição que fica melhor e mais disputada a cada ano.

Em julho, chegam as Olimpíadas. O futebol masculino do Brasil ainda depende de se classificar no Pré-Olímpico agora em janeiro e fevereiro, mas a nossa seleção feminina já carimbou o seu passaporte há tempos. Com os bons resultados obtidos pela Globo com as transmissões da Copa do Mundo em 2019, e até com amistoso do time de Pia Sundhage, é provável que a emissora invista forte na promoção e exibição dos jogos delas em Tóquio. Os Jogos Olímpicos também terão exibição de oito canais do SporTV, além do BandSports.

O futebol feminino em geral deverá ganhar mais espaço após o sucesso do ano passado. Times fortes como o Corinthians, Ferroviária, Santos e Flamengo ganham a concorrência de outras camisas pesadas na Série A1 do Brasileirão, como o Palmeiras e o São Paulo, e devem valorizar as transmissões de SporTV, Band e Twitter na competição.

No fim do ano, principalmente se algum brasileiro tiver conquistado a Libertadores, vamos nos despedir do atual formato do Mundial de Clubes da Fifa, que passará a ser disputado a cada quatro anos com 24 clubes, sendo a primeira edição na China em junho do ano que vem. Ou seja, apenas seis meses depois da final de 2020.

Para acompanhar quem será o europeu que tanto sonharemos bater no fim do ano, a Liga dos Campeões da Europa segue sendo transmitida pelo Esporte Interativo, por meio de seus canais TNT e Space, além do serviço de streaming EI Plus. A competição também aparece no Facebook, de forma gratuita, com algumas partidas.

No Brasileirão 2020, o canal da Turner terá a chegada do Coritiba, que aumentará a cota de transmissões para 56 partidas, mas precisará manter viva nos bastidores a parceria contestada pelo Fortaleza para não voltar aos 42 jogos exibidos em 2019.

Não vai faltar emoção na sua tela em 2020. Mas, com o futebol cada vez mais diversificado, você precisará pesquisar bastante em qual canal assistir aos jogos do seu time na temporada.

Allan Simon é jornalista esportivo desde 2011, tendo passado por redações como o R7, Abril.com, UOL Esporte e Torcedores. Participou das coberturas de duas Copas do Mundo, duas Olimpíadas, dois Pans, e diversos outros momentos históricos do esporte brasileiro nesta década. Criador do Prêmio Torcedores de Mídia Esportiva. Atualmente comanda o Blog do Allan Simon, é colaborador do UOL e colunista do Torcedores. 

LEIA MAIS
Allan Simon: Como 2019 mudou para sempre o jeito que você vê futebol
– Allan Simon: Times que fecharam com a Turner fizeram bom negócio – menos o Fortaleza
– Allan Simon: Palmeiras lidera transmissões da Globo SP no Brasileirão pela 1ª vez em 19 anos 
Allan Simon: Flamengo enterra velhos conceitos sobre audiência em SP 
– Allan Simon: Brasileirão da TNT foi um campeonato melhor que o do SporTV

– Allan Simon: Força do futebol fez Globo promover mudanças históricas em 2019

Exit mobile version