Home Outros Esportes Fim de dinastia? Time do New England Patriots vai além da derrota no wild card em 2019

Fim de dinastia? Time do New England Patriots vai além da derrota no wild card em 2019

Temporada dos Patriots não inspirava confiança e derrota não seria algo fora do comum em New England

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

É fato que apesar da temporada ruim, a derrota dos Patriots para os Titans por 20 a 14 em Foxborough surpreendeu muita gente. A equipe que não disputava o wild card desde 2009, caiu de forma melancólica justamente com Tom Brady lançando uma interceptação a minutos do fim e decretando o fim da temporada. Ainda não é momento para afirmar se a parceria entre o quarterback, o técnico Bill Belichick e New England seguirá. O que podemos afirmar é que os números e a história não pode ser apagada por uma simples derrota. Confira  e relembre os principais passos da era Patriots na NFL.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

O começo de tudo…e o primeiro título

Tom Brady e Bill Belichick chegaram aos Patriots nos anos 2000, mas podemos colocar que ambos começaram a parceria na temporada seguinte. Em 2001, Tom Brady ainda tinha 24 anos e colocou o titular Drew Bledsoe no banco. Os Patriots conseguiram 11-5 na temporada regular, folgaram na rodada de wild card e chegaram com moral aos playoffs. As vitórias contra Raiders, Steelers e Rams resultou no primeiro Super Bowl de New England e da dupla. Em 2002 e ainda de ressaca do inédito título, os Patriots não foram bem e terminaram a temporada fora dos playoffs.

A bronca de Bill Belichick surtiu efeito e em duas temporadas seguintes, os Patriots fizeram campanhas fantásticas e venceram os dois Super Bowls consecutivos. Em 2003 e 2004, New England conseguiu 28 vitórias e 4 derrotas na temporada regular, mais de 7 mil jardas de Tom Brady e vitórias nos playoffs que mostraram para o mundo o que ainda estaria por vir.

PUBLICIDADE

Depois das vitórias, alguns dias ‘nem’ tão complicados assim

Após duas conquistas seguidas, os Patriots conseguiam boas campanhas, mas chegavam aos playoffs e tinham dificuldades para seguir a diante. Em 2005, disputa de wild card e queda no divisional round para os Broncos. Em 2006, New England esteve em situação parecida, mas parou na final de Conferência contra os Colts.

Na sexta temporada de Tom Brady como titular, os Patriots conseguiram ter uma temporada perfeita. Passaram a temporada regular invictos com 16 vitórias, chegaram na pós-temporada amassando Jaguars e Chargers e tiveram Tom Brady atuando com quase 5 mil jardas. A temporada que tinha tudo para terminar com o quarto título, foi finalizada no Super Bowl sofrendo uma virada para os Broncos marcando o primeiro grande tropeço da era.

Dias que durariam anos, mas que acabaram em 2014

Após 2008 com a lesão de Tom Brady que ficou fora durante a temporada toda, os Patriots não chegaram aos playoffs. Nos anos seguintes, a equipe novamente liderada pelo camisa 12, voltava à pós-temporada e conseguia fazer grandes jogos inclusive no Super Bowl em 2011 diante dos Giants. O sentimento ainda era que faltava algo a mais para Patriots voltarem a ser campeões. Em 2014, New England conseguiu ter uma boa campanha com 12-4, passaram por Ravens e Colts facilmente e conseguiram virar de forma extraordinária contra os Seahawks no Super Bowl. Por tudo o que aconteceu, a vitória parece que oxigenou os Patriots e deram uma nova vida a equipe.

Após isso, os Patriots renasceram na liga e ganharam os maus olhares de praticamente todos os fãs de outras franquias. Como poderia um quarterback permanecer por 15 anos na mesma equipe, com o mesmo treinador chegar ao quarto título em seis disputas? Pois é, aquilo havia acontecido e aconteceria ainda mais nos próximos anos.

PUBLICIDADE

Odiados e vencedores

Depois do título de 2014, os Patriots bateram na trave após perderem na final da AFC contra os Broncos em 2015. Mal sabiam que a temporada 2016 reservaria a maior virada de todos os tempos dos esportes americanos. Com 14-2 na temporada regular e a folga na primeira rodada, o primeiro encontro foi diante dos Texans com uma vitória tranquila em casa. Na final de Conferência, os Steelers mostraram resistência, mas Tom Brady esteve lá para levar a mais um Super Bowl. Contra os Falcons, New England sofreu e chegou a estar perdendo de 28 a 3. No entanto, o que seria uma goleada até metade do terceiro quarto, foi se desfazendo e sendo transformado em touchdowns, conversões de dois pontos e a prorrogação em 28 a 28. Começando com a bola, New England mostrou porque era tetracampeão e Tom Brady entregou para James White virar a partida e entregar o quinto anel da era Belichick Brady.

Em 2017, os Patriots repetiram a receita: ótima temporada regular, descanso, vitórias na semifinal e final de conferência até o confronto contra os Eagles na final. Do outro lado, estaria os azarões Philadelphia Eagles que não contavam com o quarterback titular Carson Wentz. O problema é que Nick Foles carregou o time em todos os jogos até a decisão e não seria diferente no Super Bowl 52. Sempre atrás do placar, New England até reagiu, mas perdeu o título para a equipe de Foles.

A temporada seguinte viria a apresentar uma mudança nos Patriots. Tom Brady perdeu parte de sua assertividade, mas ainda tinha o braço para alcançar o que seria o fim de uma parceria: Gronkowski iria se despedir dos gramados após mais um título do Super Bowl. Foram 11 vitórias e cinco derrotas na temporada regular, encontros complicados contra Chargers e Chiefs e o adversário seriam os Rams. Uma final mais do que desejada, mas que teve as defesas marcando forte os 60 minutos. O resultado o torcedor já sabe: 13 a 3 e o sexto título em 11 disputados.

Além de perder um dos principais companheiros, Brady demonstrou os sinais da idade em 2019. O ataque fraco da equipe e sem a mesma diversidade de anos anteriores, os Patriots sofreram para vencer a divisão e voltaram ao wild card após 10 anos. Contra os Titans em Foxborough, New England demonstrava fragilidade novamente e perdendo de 14 a 13 nos últimos minutos, o camisa 12 lançou uma interceptação e deu números finais a campanha melancólica.

PUBLICIDADE

Fim da linha?

Um dia após a derrota é difícil dizer o que irá acontecer com Tom Brady, mas é simples de afirmar que a dinastia não será encerrada aqui. Caso o camisa 12 não continue, os Patriots ainda serão fortes por tudo o que está no DNA de New England comandado por Bill Belichick. Para muitos, Brady é até o melhor de todos os tempos, mas dentro de New England, assim como outros grandes jogadores, ele pode ser substituído.

Veja outros números da Era Bill Belichick e Tom Brady:

Campanhas na temporada regular: 232 vitórias e 72 derrotas*

Campanhas nos playoffs: 30 vitórias e 11 derrotas

Apenas uma campanha com menos de dez vitórias

PUBLICIDADE

6 títulos de Super Bowl em 11 disputas

LEIA MAIS:

Vikings param Saints em New Orleans, vencem na prorrogação e avançam nos playoffs

PUBLICIDADE

Aniversariante do dia, Derrick Henry exalta vitória do Titans: “por que não nós?”