Home Futebol Após crise política, AFA volta a organizar Campeonato Argentino

Após crise política, AFA volta a organizar Campeonato Argentino

Título do Boca Juniors marcou o fim do período da Superliga como administradora do Campeonato Argentino que voltará à AFA

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

A era da Superliga na Argentina chegou ao fim após a edição 2019/20 que terminou com o Boca Juniors campeão. A AFA, Associação de Futebol Argentina, voltará a administrar o campeonato argentino após três anos afastada devido a crise política.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Quem confirmou a volta da AFA foi o presidente do Lanús, Nicolas Russo, e o presidente do Atlético Tucuman, Mário Leito. Apesar da decisão já estar confirmada, o mandatário do Lanús afirmou que haverá ainda uma reunião na sede da Superliga para sacramentar a volta da entidade.

“A ideia de retornar à AFA é muito importante. É nossa casa. Assinamos uma nota e agora iremos a sede da Superliga para confirmar que estamos retornando à AFA. Será um processo, mas já está determinado. Certamente o próximo torneio será organizado pela AFA”, disse Nicolas Russo.

PUBLICIDADE

Outra modificação que será feita é a quantidade de equipes que disputarão a elite nacional. Na temporada 2020/21 serão mantidos 24 equipes com três descensos, mas para o próximo ano a liga terá um time a menos na primeira divisão com um clube caindo e dois chegando à elite.

Relembre a crise política da AFA:

A crise política da AFA se instaurou desde 2016 quando a entidade teve problemas financeiros e dirigentes envolvidos em casos de corrupção. Alguns nomes importantes como Julio Grondona foram afastados e a liga perdeu totalmente o controle da organização do campeonato já que os clubes ameaçaram paralisar as atividades. Com isso, a Superliga passou a administrar a principal competição nacional que teve o Boca Juniors campeão de duas das três edições incluindo a última.

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE

Amazonense enlouquece após tirar foto com Tevez na Argentina

São Paulo e Botafogo-SP, Vasco e Ponte, Barça e Madureira: 10 equipes com uniformes parecidos

Gallardo perde título na última rodada e revive sina pelo River Plate