Home Extracampo Corinthians pode entrar em colapso financeiro em 2020, informa relatório feito por conselheiro

Corinthians pode entrar em colapso financeiro em 2020, informa relatório feito por conselheiro

Conforme apurado pelo site ‘Meu Timão’, o Corinthians  pode entrar em colapso financeiro ainda este ano, segundo relatório de conselheiro

Diego Lucio Castro de Oliveira
Diego Lucio é profissional da área de TI, e escreve sobre futebol e artes marciais desde 2018. Mergulhou ainda mais no mundo das lutas em 2023, e participou de duas coberturas 'in loco' do UFC 283 e do UFC São Paulo.

E os problemas extra-campo do Corinthians  parecem não acabar. Mais uma vez, o assunto é a crise financeira que o clube passa, e que foi agravada com a pausa do futebol devido ao coronavírus.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

O site ‘Meu Timão‘ teve acesso a um relatório gerado por José Carlos Passaretti, conselheiro do clube e consultor financeiro especializado em gestão de riscos. O estudo tem base no relatório déficit de R$ 177 milhões, apresentado no balanço financeiro de 2019.

Alguns outros pontos importantes devem ser considerados no relatório . Como por exemplo, as despesas com juros de empréstimos e financiamentos. Segundo o documento, essas despesas cresceram 73% de 2018 para 2019.

PUBLICIDADE

Fundo que administra a Arena Corinthians

O relatório obtido pelo ‘Meu Timão‘, ainda fala sobre obrigações que o clube tem com o fundo que administra sua Arena. Segundo o documento, entre os valores anuais combinados para pagamento de sua casa, o Corinthians  devia R$ 10,8 milhões ao fundo.

Projeções de metas orçamentárias de 2020

O documenta também cita que em fevereiro, foram estipulados os valores gastos e a receber dentro do atual ano.

“A simples análise do realizado de 2019 com o orçado de 2020 nos transmite a clara conclusão de que, se não forem adotadas pela diretoria medidas drásticas de cortes de custos e despesas operacionais, certamente o clube terá novamente um déficit relevante, agravando ainda mais a situação atual das finanças do clube, com sérios riscos de insolvência”, diz o relatório.

No mesmo trecho, é citado que entre as soluções, a principal é a venda de jogadores, pois é o único ativo disponível para a negociação nesse momento.

PUBLICIDADE

Outros problemas

O relatório ainda aponta risco operacional por não cumprimento do estatuto do clube e evidência dos riscos de liquidez imediata.

Soluções para o Corinthians

Entre outros detalhes apresentados, o documento finaliza com medidas urgentes a serem apresentadas pela diretoria do Corinthians:

1 – Nomear uma comissão composta por profissionais que atuem na área financeira e de planejamento financeiro

2 – Avaliar a atual situação financeira do clube face os efeitos da crise do Covid-19

PUBLICIDADE

3 – Estabelecer um plano de ação para os próximos seis meses, para reduzir significativamente as despesas operacionais

4 – Identificação de novas fontes de receitas e venda de ativos (jogadores)

5 – Revisar o orçamento aprovado pelo Conselho Deliberativo para 2020 e submetê-lo a nova apreciação do órgão estatutário

 

PUBLICIDADE

LEIA MAIS
Domingos da Guia, Gamarra e mais; os melhores zagueiros da história do Corinthians

Tevez no Corinthians? TV argentina cita interesse do clube no retorno do atacante

Fagner usa altura para justificar ‘fama de violento’ no Corinthians: “Com 1,69m, se eu for devagar, me atropelam”