Home Extracampo Palmeiras é punido pela FIFA por caso Roger Guedes

Palmeiras é punido pela FIFA por caso Roger Guedes

Verdão exige que clube chinês o pague em caso de venda do jogador para outro clube brasileiro

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

O Palmeiras repassou o atacante Roger Guedes ao Shandong Luneng, da China, mas o atleta gerou uma multa da FIFA por uma cláusula irregular no contrato, conforme publicou o Blog do Rodrigo Mattos, do UOL.

PUBLICIDADE

Conheça a Bet4Plus e experimente fazer uma aposta esportiva grátis, sem necessidade de depósito

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJBRW5EellCQyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

PUBLICIDADE

Isso porque o clube alviverde inseriu por escrito no acordo com o Shandong Luneng que, caso um clube brasileiro contrate o atacante, o Palmeiras deve receber 3 milhões de euros como compensação, mesmo que não tenha mais nada com o jogador.

O Comitê Disciplinar da FIFA aplicou multa de 20 mil francos suíços (aproximadamente R$125 mil), mas o clube recorreu ao comitê de apelação. Os valores da transação também são confusos, já que o divulgado foi a compra de Roger Guedes por 9 milhões de euros, enquanto o Palmeiras aponta ter recebido apenas 4 milhões de euros.

A FIFA utilizou o artigo 18Bis para punir o Palmeiras, em que é deixado claro que um clube não pode influenciar na gestão do outro.

Advogado do Palmeiras, André Sica disse ao Blog do Rodrigo Mattos, do UOL, que a cláusula segue ativa mesmo com a multa da FIFA e que o clube está com recurso aberto para tentar reverter a punição.

PUBLICIDADE

“A cláusula continua válida. O que a Fifa está dizendo é que não gostaria que fosse usado esse tipo de mecanismo”, disse o representante do clube.

A defesa do Palmeiras usou como argumento de que não há proibição alguma para uma venda do Shandong Luneng, apenas que o valor de desconto na venda seria compensado com a cláusula de 3 milhões de euros.

A FIFA não aceitou e seguiu com a punição. “A esse respeito, o Comitê é de firme opinião que tal cláusula limite a liberdade do Shandong em assuntos relacionados a transferências. De fato, parece que claro que o Shandong teria de pagar para o Palmeiras um montante adicional de 3 milhões de euros se decidisse transferir o jogador para qualquer clube brasileiro”, publicou a entidade.

“Sendo assim, é evidente que o cenário em que o Shandong receba duas ofertas similares ou idênticas pela transferência do jogador, estaria mais inclinado a aceitar aquele que não viesse do clube do brasileiro, assim, para fazer a operação mais lucrativa do ponto de vista puramente financeiro.”

PUBLICIDADE

Leia mais:
Mauro Cezar diz que Palmeiras é “amontoado” e que torcedores percebem mesmo com vitória