Home Futebol Há 61 anos, Pelé marcou aquele que é considerado seu gol mais bonito; veja

Há 61 anos, Pelé marcou aquele que é considerado seu gol mais bonito; veja

Gol espetacular marcado no jogo entre Santos e Juventus na Rua Javari entrou para a história do futebol; assista

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

Vestindo a lendária camisa 10 do Santos, Pelé marcou 1.091 gols e de todas as maneiras. Porém, um deles, anotado há exatamente 61 anos na Rua Javari, no domingo dia 2 de agosto de 1959, foi escolhido por muitos e pelo próprio Rei do Futebol como o mais bonito de sua brilhante carreira.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Os quatro personagens contam, em detalhes, como foi o dia em que o Santos parou uma guerra; Edu, Lima, Manoel Maria e Abel conversam sobre o time dos sonhos que encantou o mundo, relembram histórias que passaram juntos e o Rei Pelé

 

Naquele domingo, cerca de dez mil torcedores se aglomeravam no estádio Conde Rodolfo Crespi, bem mais conhecido por Rua Javari, para assistir à partida entre Juventus e Santos, válida pelo Campeonato Paulista, cuja arrecadação nas bilheterias foi recorde no acanhado e tradicional estádio de São Paulo.

PUBLICIDADE

Treinado por Lula, o Santos era a grande sensação do torneio e entrou em campo com Manga, Pavão, Mourão, Formiga e Ramiro; Zito, Dorval e Jair Rosa Pinto; Coutinho, Pelé e Pepe. Grande destaque do duelo, Pelé já era reconhecido pelo apurado faro de gol. Na temporada anterior, por exemplo, havia sido o artilheiro da competição somando 58 tentos, um recorde jamais batido.

O Santos abriu o placar contra o Juventus aos 23 minutos do primeiro tempo, com ele, Pelé, que fez mais um logo no início da etapa final. Dorval anotou o terceiro gol. Até que, aos 42 minutos, o Rei voltou a marcar e, mais do que isso, assinou sua mais bela pintura nos gramados.

O camisa 10 recebeu passe de Dorval e, ao dominar a bola, já driblou o primeiro adversário, engatando quatro chapéus em sequência, sem deixar a bola cair no chão, o último deles no goleiro Mão de Onça, e finalizar com um toque sutil de cabeça para o fundo das redes, selando a goleada santista por 4 x 0.

Na comemoração, Pelé correu em direção à torcida imortalizando o famoso “soco no ar”, que se tornou sua marca registrada após os gols. Todos os torcedores presentes o aplaudiram de pé e os próprios jogadores do Juventus formaram uma fila para cumprimentá-lo pelo lance espetacular.

PUBLICIDADE

Apesar de histórico e valer um busto do Rei do Futebol na Rua Javari, não há registro do gol, que foi reconstituído em imagens de computação gráfica para o documentário “Pelé Eterno”, lançado nos cinemas em 2004. Assista abaixo:

LEIA TAMBÉM

Você conhece tudo sobre a carreira do Pelé? Faça o teste!

De Serginho Chulapa a Alberto: reveja cinco gols de bicicleta que marcaram a história do Santos

SporTV transmite final da Taça de Portugal e Estaduais AO VIVO neste fim de semana; confira os jogos