Home Extracampo CBF se reúne com Tite e lideranças negras para fortalecer combate ao racismo no futebol

CBF se reúne com Tite e lideranças negras para fortalecer combate ao racismo no futebol

Líderes da CUFA apresentaram projetos

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.
PUBLICIDADE

A CBF se reuniu com líderes negros da CUFA (Central Única das Favelas) nesta semana para discutir projetos de combate ao racismo no futebol brasileiro, além da inserção da população negra no mercado de trabalho do esporte. Os representantes da CUFA foram Celso Athayde, fundador da Central, e Preto Zezé, atual presidente. O técnico Tite, da Seleção Brasileira, também esteve na reunião.

A reunião foi realizada na última terça (15) e alguns dos projetos apresentados tinham como foco campanhas publicitárias envolvendo o combate ao racismo, ações concretas da CBF sobre o assunto e inclusão negra no mercado do futebol brasileiro.

“Foram dois momentos importantes para nós. A CBF esteve com a gente no pior momento da humanidade, principalmente atendendo setores que estavam totalmente vulneráveis, sem amparo nenhum, mobilizando jogadores, atletas de toda a sua rede para fazer um movimento de ajuda em escala para o país inteiro”, disse Preto Zezé.

PUBLICIDADE

“A CUFA foi a interface entre pessoas que precisam e a CBF. Fizemos um gol de placa na cidadania e um gol de placa na sociedade.”

Além dos líderes da CUFA, outras lideranças negras também se reuniram com a CBF na última terça. Estiveram na entidade os seguintes representantes: Anderson Quack, da Fundação Zundara, Claudia Vitalino, da UNEGRO, Geraldo Coelho, da Frente Favela Brasil, Laura Astrolabio, da Tenda das Candidata, Marcelo Santos, do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP), e Vitor Del Rey, do Instituto Guetto.

O técnico Tite fez questão agradecer a presença dos líderes na CBF. O comandante da Seleção Brasileira reforçou o posicionamento de atuar no combate ao racismo no futebol brasileiro.

“Vocês nos fizeram representar, eu me senti uma pessoa melhor, na medida que nós conseguimos, de alguma forma, contribuir, junto com tantas outras pessoas, para ter um pouquinho mais de igualdade social, para ter um pouquinho mais de oportunidades. Isso me deixa muito feliz e gratificado”, citou Tite.

PUBLICIDADE

Leia mais:
Árbitro FIFA, partidas inexpressivas e nenhum destaque: quem é o 4º árbitro que foi acusado de racismo em PSG x Istanbul Basaksehir?