Home Extra Você sabe onde, quando e por que foi inventado o VAR?

Você sabe onde, quando e por que foi inventado o VAR?

Árbitro de vídeo tem mudado as configurações das partidas

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

O árbitro de vídeo (VAR) estreou no Brasileirão em 2019, mas já vinha sendo usado no Brasil desde 2018, como na fase final da Copa do Brasil, especialmente pelo sucesso que teve na Copa do Mundo da Rússia.

PUBLICIDADE

Mas o equipamento específico para o futebol havia sido inventado anos antes, justamente para dar ao esporte algo que praticamente todas as outras modalidades de alto nível já vinham tendo: a tecnologia a favor da justiça desportiva.

O que poucos sabem é que uma espécie de VAR no esporte já é usado há mais de 100 anos, justamente em uma das modalidades olímpicas mais nobres, o atletismo. As imagens usadas para verificação dos vencedores de provas de velocidade são usadas desde as Olimpíadas de 1912. Desde aquela época o equilíbrio imperava e foi necessária a implantação de uma tecnologia para que fosse provado o vencedor das provas.

PUBLICIDADE

Em esportes coletivos, porém, o VAR só virou uma discussão a partir do fortalecimento do equipamento de TV. Isso porque as transmissões ganharam força e os replays de jogos ao vivo se tornaram realidade para a maioria dos espectadores. Em lances de erros dos árbitros de futebol americano nos Estados Unidos, por exemplo, a audiência passou a ter instantaneamente o errou ou o acerto dos comandantes da partida.

Desde então, futebol americano, basquete, vôlei, tênis e outras modalidades deram um jeito de implantarem imagens e reforçarem a tecnologia a favor da justiça contra erros de arbitragem.

E no futebol?

A ideia de implantar o árbitro de vídeo no futebol vem de décadas, mas nunca foi encaminhada por alguns motivos. Primeiro, a rejeição por parte de entidades que controlam o esporte, que viam o VAR claramente como uma ferramenta que iria interferir de forma brusca e direta no resultado final. Depois, o alto preço dos equipamentos a serem utilizados.

PUBLICIDADE

Diferentemente do que é feito em outras modalidades, o VAR do futebol tem valor excessivo, visto que as dimensões dos campos são maiores e o “guarda-chuva” de lances a serem revisados são maiores que apenas o gol. Para isso, havia sido implantado poucos anos antes a tecnologia da linha do gol, especialmente nas grandes competições, em que um chip é implantado nas bolas.

As coisas mudaram a partir de 2015, quando estourou um escândalo de corrupção na FIFA e um novo discurso de justiça e ordem no futebol passou a crescer. A antiga diretoria da FIFA sempre foi responsabilizada por não dar andamento no projeto do VAR.

Desde então, os testes começaram e o primeiro deles foi em 2016, na Holanda, em um amistoso do PSV. Após o sucesso, foi levado ao primeiro jogo oficial, um confronto entre Ajax x Willem II, pela Copa da Holanda, em 2016.

O ‘boom’ do VAR, porém, foi em 2018, na Copa do Mundo da Rússia, quando todos os jogos contaram com a tecnologia e vários jogos tiveram outro rumo devido ao equipamento.

PUBLICIDADE

Leia mais:
De fuga e insegurança a destaque e titularidade: como Patrick de Paula saiu de comunidade no RJ para se tornar peça-chave no Palmeiras