Home Futebol Carlos Bianchi: lenda por aqui e flop na Europa

Carlos Bianchi: lenda por aqui e flop na Europa

Multicampeão na América do Sul, Carlos Bianchi teve passagens fracas no Velho Continente.

Alexander Rodrigues
Redator no @AlemanhaFC, @Torcedorescom, ADM da página @futebolcomamor e torcedor do Feyenoord.
PUBLICIDADE

 

Em uma era onde os treinadores argentinos fazem sucesso mundo afora é preciso lembrar que apesar de serem muito talentosos, eles provavelmente não são melhores do que o personagem da nossa matéria, Carlos Bianchi.

Carlos Bianchi não é apenas um dos melhores treinadores da América do Sul como do mundo, de todos os tempos e os números da sua brilhante carreira falam por si.

PUBLICIDADE

Sete campeonatos argentinos, quatro Libertadores e três Intercontinentais de clubes são números assustadores. O argentino marcou época primeiro com Vélez e depois com Boca.

Ele é o treinador com o maior número de conquistas da Copa Libertadores da história e nas suas três glórias no mundial de clubes bateu duas vezes o Milan e uma o Real Madrid.

Tudo isso nos faz pensar: por que ele nunca deu certo na Europa como os argentinos dessa geração? E nós vamos explicar como foram suas experiências fora da América do Sul.

O INÍCIO DE CARLOS BIANCHI

Primeiro de tudo, Bianchi já começou como treinador na Europa, mais precisamente na França, onde carregava o prestígio da época de jogador quando foi por cinco vezes artilheiro do campeonato francês.

PUBLICIDADE

Sua primeira experiência foi no mesmo clube onde encerrou a carreira de atleta, o Stade de Reims, onde ficou de 1985 a 1988.

E apesar de nunca ter conseguido subir o time para a primeira divisão, Bianchi conseguiu levar os Les rouges et blancs a duas semifinais de Copa da França, em 87 e 88.

Isso foi o suficiente para que o Nice que estava na primeira divisão o contratasse para a temporada 89/90, onde o máximo que conseguiu foi evitar o rebaixamento dos Les Aiglons, terminando na 18ª posição da Ligue 1.

Mesmo com mais dois anos de contrato com o Nice, Bianchi deixou o clube ao final da temporada para ser diretor esportivo do Paris FC, o “primo pobre” da cidade luz.

PUBLICIDADE

O RETORNO DE CARLOS BIANCHI À EUROPA

Depois da experiência como diretor, o argentino voltou a sua terra natal para ter os primeiros sucessos da sua carreira, sendo campeão nacional, continental e mundial com o Vélez Sarsfield, entre 93 e 96.

Isso fez com que a Roma fizesse uma proposta para o professor retornar à Europa e dessa vez para um clube e um campeonato relevantes mundialmente.

Bianchi assumiu uma Roma que vinha de um quinto lugar na temporada anterior da Serie A e que não havia ido muito longe nas Copas que participou.

O argentino trouxe seu compatriota Roberto Trotta do Vélez com esperança de fazer uma boa temporada, porém foi um verdadeiro fracasso.

PUBLICIDADE

Com um time que contava com nomes como Aldair, Balbo e a jovem estrela Francesco Totti, Bianchi durou nove meses no cargo, sendo demitido após uma campanha de 12 vitórias, 9 empates e 10 derrotas, deixando a equipe da capital na 12ª posição da serie A, sendo eliminado cedo da Coppa Italia e Copa da UEFA.

SUCESSO NO BOCA E OUTRA CHANCE NO VELHO CONTINENTE

Após o fracasso na Roma, Bianchi retornou ao seu país para treinar o Boca Juniors, onde marcou história, conquistando mais quatro Ligas argentinas, três Libertadores e dois Intercontinentais de clubes nas suas passagens de 98 a 2001 e de 2003 a 2004.

Isso fez com que ele retornasse à Europa agora como lenda na América do Sul e dessa vez o desafio era mais um time de capital, o Atlético de Madrid, que contratou o argentino na temporada 2005/2006.

O Atleti vinha de uma temporada fora dos dez primeiros em La Liga, mas de uma semifinal de Copa do Rei. Além disso, o time contratou o atacante Mateja Kezman e o meia Maxi Rodríguez para adicionar a um elenco que já contava com nomes como Fernando Torres e Gabi.

PUBLICIDADE

E de novo as coisas não correram bem com o time não encaixando. Depois de uma sequência de oito jogos sem vitória, a derrota no jogo de ida da Copa do Rei para o Zaragoza foi a gota d’água e ele acabou sendo demitido após seis meses no clube.

Depois de mais esse dissabor, Bianchi anunciou a sua aposentadoria como treinador também devido a problemas familiares. Ele até retornou à beira do gramado para comandar o Boca entre 2013 e 2014, mas depois disso nunca mais voltou a comandar um time.

Leia mais:

Conheça os treinadores brasileiros campeões na Europa

Mercado da bola: transferências mais caras da década de 2000

Jogador do Arsenal revela problemas mentais e com bebida

Figura histórica do futebol brasileiro morre de COVID