Home Futebol Morre o narrador Januário de Oliveira, famoso por bordões e por apelidar jogadores

Morre o narrador Januário de Oliveira, famoso por bordões e por apelidar jogadores

Narrador ficou famoso nas transmissões pela TV Bandeirantes, principalmente em jogos de clubes cariocas

Mário André Monteiro
Jornalista com passagens por Portal iG, Fox Sports e Osasco Audax. Atualmente editor na Jovem Pan News e no Alemanha FC (http://www.alemanhafc.com.br). No Twitter: @alemao_mario e no Instagram: @marioalemao

O jornalismo esportivo está de luto com a morte do lendário narrador Januário de Oliveira, que fez carreira principalmente no futebol carioca. Ele tinha 81 anos de idade e estava internado tratando uma pneumonia, quando sofreu uma parada cardíaca.

PUBLICIDADE

Morre o jornalista esportivo Paulo Stein, aos 73 anos, mais uma vítima da Covid-19

Natural da cidade de Alegrete, no Rio Grande do Sul, Januário começou na Radio Farroupilha, de Porto Alegre, passando por outras emissoras, como Rádio Cultura de Bagé, e no Rio de Janeiro, por Rádio Mauá AM, Rádio Nacional AM, TVE-RJ (1982-1992) e TV Bandeirantes (1992-1997).

PUBLICIDADE

Januário de Oliveira se aposentou em 1998, quando ficou cego de um olho por conta de diabetes. Ele vivia na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, coordenando um projeto de transmissões esportivas online.

PUBLICIDADE

O narrador ficou famoso por bordões inesquecíveis, como “tá lá um corpo estendido no chão”, quando um atleta sofria falta, e “ta aí o que você queria”, quando uma partida se iniciava.

Além disso, Januário de Oliveira deu apelidos a muitos jogadores. Entre os mais conhecidos estão Ézio como “Super Ézio”, Sávio como “Anjo Loiro da Gávea”, Túlio como “Tá, Té, Tí, Tó, Túlio…”, Valdir Bigode como “matador de São Januário”, Valdeir como “The Flash” e Charles como “Charles Guerreiro”.

E MAIS

Piloto não resiste aos ferimentos e morre após acidente na Moto3; veja o vídeo

PUBLICIDADE

Jogador importante do esporte europeu morre aos 32 anos; suspeita é overdose