Home Futebol UEFA abre investigações sobre a criação da Superliga e três clubes podem ser punidos

UEFA abre investigações sobre a criação da Superliga e três clubes podem ser punidos

Com base no artigo 34 (1) do Código Disciplinar foi aberto o processo que pode resultar em sanção aos três clubes remanescentes no projeto da Superliga

GV
Colaborador do Torcedores

Uma sanção para Madrid, Barça e Juventus por parte da UEFA parece estar mais perto que nunca. A mais alta instância do futebol europeu anunciou que está abrindo o processo de investigação a respeito da tentativa de criar uma Superliga paralela e na decisão de não se retirar, como já fizeram os outros nove clubes fundadores.

PUBLICIDADE

A UEFA informou que “com base no artigo 34 (1) do Código Disciplinar, o Comité de Ética e os Inspetores Disciplinares concordaram em abrir uma investigação por uma potencial violação dos códigos de legalidade da UEFA pelo Real Madrid, Barcelona e Juventus em relação ao que é conhecido como o projeto ‘’Super League”.

A entidade também indica que “dará mais detalhes da investigação à medida que ocorrerem.” De acordo com o publicado pela ESPN americana, a sanção que eles poderiam enfrentar seriam dois anos fora das competições europeias.

PUBLICIDADE

Nos últimos dias, os três clubes emitiram um comunicado conjunto no qual se mantiveram firmes em sua conduta: “Os clubes fundadores da Superliga receberam – e continuam a receber – pressões, ameaças e ofensas para abandonar o projeto”.

‘’É inaceitável nos termos do Estado de direito e os Tribunais já se pronunciaram sobre o projeto da SuperLiga ordenando à FIFA e à UEFA, categoricamente, que se abstenham durante o processo judicial, diretamente ou através de suas entidades afiliadas, para a realização de qualquer ação que possa penalizar os clubes fundadores ou que vão contra a Superliga, reconhecendo assim o aspecto de boa lei dessa iniciativa ”, dizia parte do comunicado.

A UEFA, por sua vez, decidiu readmitir os nove clubes que se arrependeram da Superliga à custa de uma série de medidas muito duras, que vão desde uma cláusula pela qual teriam de pagar 100 milhões caso decidissem jogar uma competição não autorizada a doação a um ‘’fundo de solidariedade” para que o dinheiro seja investido no futebol educativo e em projetos sociais.

LEIA MAIS:

Na Inglaterra, clubes ligados à Superliga Europeia serão investigados pela Federação Inglesa de Futebol

PUBLICIDADE

Real Madrid, Barcelona e Juventus relatam ameaças para desistirem da Superliga

 

PUBLICIDADE