Home Basquete Basquete: Brasil vence primeira na Copa América Sub-16 feminino e agora pega Argentina

Basquete: Brasil vence primeira na Copa América Sub-16 feminino e agora pega Argentina

Equipe fez 73 a 31 na Costa Rica no último jogo da fase de grupos da competição

Fernando Cesarotti
Jornalista, professor universitário e fã ardoroso de qualquer esporte. Autor do OlimpCast, podcast sobre esportes olímpicos.

O Brasil conseguiu enfim sua primeira vitória na Copa América Sub-16 feminina de basquete. A equipe bateu a Costa Rica por 73 a 31, no último jogo da fase de grupos, terminando a Chave A na terceira posição. O torneio é disputado em Guanajuato, no México.

PUBLICIDADE

A armadora Aaliyah foi a cestinha da equipe, com 18 pontos. A ala-pivô Ana Beatriz também se destacou, com 10 pontos e 16 rebotes, sendo nove ofensivos. Ela lidera a competição no fundamento, com 45 rebotes. Destes, 25 foram no ataque.

Com o resultado, o time vai enfrentar nas quartas de final a Argentina, segunda colocada da outra chave. A fase de grupos serviu apenas para emparceiramento, e todas as equipes seguem na briga pelo título. Vencer o jogo é importante porque os quatro primeiros se classificam para o Mundial Sub-17 de 2022, que será na Hungria.

PUBLICIDADE

A Argentina também só venceu um jogo na primeira fase, contra o Chile: 69 a 53. Perdeu para o México (66 a 58) e os Estados Unidos (115 a 36). O vencedor do clássico sul-americano pega quem ganhar o jogo Canadá x Chile nas semifinais. No outro lado da chave os duelos serão EUA x Costa Rica e Porto Rico x México.

Masculino

O Brasil fechou a primeira fase do torneio masculino também com uma vitória e duas derrotas. No último jogo, perdeu por 92 a 53 para o Canadá, que terminou em segundo no Grupo A. A seleção já havia vencido o México, na estreia (69 a 59), e depois perdido para a Argentina (98 a 52).

Nas quartas, o time masculino enfrenta a República Dominicana, que venceu Chile (107 a 54) e Porto Rico (75 a 67), e só perdeu para os Estados Unidos (133 a 74). Quem vencer pega o ganhador de Argentina x Chile. Do outro lado, os confrontos são EUA x México e Canadá x Porto Rico. Os quatro primeiros vão para o Mundial Sub-17, que será a versão masculina na Espanha.

O torneio também é no México, mas na cidade de Xalapa. O Brasil até agora tem como destaques individuais o armador Enrico Bianchi, com média de 13 pontos por partida, e o ala-pivô Enrico Vicentini, com 8,7 rebotes por jogo.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Confira o quadro de medalhas das Paralimpíadas de Tóquio-2020

Paralimpíadas: Daniel Dias ‘rei do pódio’ e pratas no 3º dia do Brasil; veja (torcedores.com)

Paralimpíadas: Daniel Dias celebra medalha coletiva em dia de dois pódios

PUBLICIDADE