O técnico Tite surpreendeu ao anunciar o volante Matheus Nunes, que joga pelo Sporting Lisboa, como um dos convocados para substituir os jogadores que atuam na Premier League após a não liberação dos clubes que disputam a competição para as partidas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. Segundo informações do jornalista português Pedro Sepúlveda, da SIC Notícias, porém, logo após a convocação do meio-campista, o técnico Fernando Santos, de Portugal, entrou em contato com o jogador para demonstrar o interesse em tê-lo na seleção portuguesa. E o convite acabou balançando o atleta de 23 anos, que decidiu não se apresentar à Seleção Brasileira.
A apresentação da seleção brasileira para dar início a preparação para os jogos contra Chile e Argentina está marcada para segunda-feira (30), em São Paulo. Já sem poder contar com os jogadores da Premier League, o técnico Tite não deve ter Matheus Nunes também.
A convocação do jogador era justamente para tentar antecipar e evitar a perda mais um jogador brasileiro para seleções europeias. Recentemente, o país perdeu o meio-campista Jorginho, o lateral Emerson Palmieri e o zagueiro Rafael Toloi, ambos campeões da Eurocopa com a Itália. Mas a lista já conta com nomes como Thiago Alcântara, Rodrigo Moreno e Diego Costa, que optaram pela Espanha, e Mário Fernandes, que joga pela Rússia, entre outros.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJmNmc5aWY0cCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Nascido em Campo Grande, no Rio de Janeiro, Matheus Nunes se mudou com a mãe e o padrasto para Ericeira, que fica ao lado de Lisboa, quando tinha apenas 12 anos, e foi lá onde começou a dar os primeiros passos no futebol. O brasileiro tem passaporte português e maior identificação com o país. O jogador já estava no radar do técnico Fernando Santos, que chegou a comentar sobre o atleta no meio da semana, quando anunciou os convocados para os jogos contra Irlanda e Azerbaijão, pelas Eliminatórias europeias.
“Matheus Nunes faz parte das observações da seleção nacional”, disse Fernando Santos, reforçando que o volante brasileiro estava na lista de 40 atletas no radar da seleção portuguesa. Vale destacar o meia Otávio, também brasileiro, revelado pelo Internacional e que joga no Porto, foi convocado para defender Portugal nesta Data Fifa.
A ‘manobra’ adotada pela CBF com Matheus Nunes já foi utilizada recentemente com Gabriel Martinelli, do Arsenal. O jogador poderia escolher atuar pela seleção da Itália, mas foi convocado para os Jogos Olímpicos de Tóquio e optou por buscar vaga na equipe brasileira. Andreas Pereira, recém contratado pelo Flamengo, também viveu situação semelhante. Nascido na Bélgica, o jogador atuava nas divisões de base da equipe belga até receber o convite para jogar pelo Brasil. Em 2018 foi convocado para alguns amistosos após a Copa do Mundo da Rússia e, desde então, ainda não foi convocado novamente.