Quando falamos do bom momento do Atlético-MG na temporada, falamos de Hulk, de Nacho, de Savarino, de Zaracho, de Arana, mas deveríamos também estar falando da dupla de zaga. Afinal, a atual formação com Junior Alonso e Nathan Silva no comando da defesa está simplesmente invicta.
São 10 jogos em que os zagueiros atuaram juntos até aqui. Neles, oito vitórias (as últimas cinco de maneira consecutiva) e dois empates, justamente contra o Boca Juniors, no confronto das oitavas de final da Libertadores, em que o Galo avançou.
Além dos resultados, o desempenho defensivo do Atlético-MG com a dupla é elogiável. Das 10 partidas, em oito delas o time não sofreu gols. Nas duas que sofreu, foram apenas um em cada jogo. Em outras palavras — ou números — um aproveitamento de 86% dos pontos e 80% de jogos sem ser vazado.
Se a performance da defesa é impressionante, sua “história” é mais ainda. Afinal, Junior Alonso e Nathan Silva jogam juntos há pouco menos de dois meses. Se o primeiro foi contratado em 2020, por Sampaoli, e desde então virou titular e pilar do sistema defensivo, o segundo retornou ao Galo em julho deste ano.
Cria da base do Atlético, Nathan Silva ficou, entre 2018 e 2021, emprestado para quatro clubes diferentes. O último deles foi o Atlético-GO, com quem atuou no Brasileirão, na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana deste ano. Com a saída de Gabriel, vendido ao futebol japonês, Nathan foi chamado de volta do Dragão.
O camisa 40 entrou na equipe na segunda partida em que estava à disposição de Cuca, contra o Flamengo, pelo Brasileirão. O treinador optou por um esquema de três zagueiros, criando espaço para o “reforço”, que convenceu e não saiu mais.
A invencibilidade do Atlético-MG com a nova dupla de zaga
- 2 x 1 Flamengo (Brasileirão)
- 0 x 0 Boca Juniors (Libertadores)
- 1 x 0 América-MG (Brasileirão)
- 2 x 1 Corinthians (Brasileirão)
- 0 x 0 Boca Juniors (Libertadores/Oitavas)
- 3 x 0 Bahia (Brasileirão)
- 2 x 0 Athletico Paranaense (Brasileirão)
- 1 x 0 River Plate (Libertadores/Quartas)
- 2 x 0 Palmeiras (Brasileirão)
- 3 x 0 River Plate (Libertadores/Quartas)
LEIA TAMBÉM
“Terror” dos argentinos, Atlético-MG alcança feito inédito na história da Libertadores
Hulk participa de mais da metade dos gols do Atlético-MG na Libertadores
Novela? Atlético-MG negociou durante oito meses com Diego Costa
Grêmio desiste de negociação para contratar atacante do Benfica
Diniz desabafa após eliminação do Santos na Sul-Americana: “Poderíamos ter ido mais longe”

