Home Futebol Atlético-MG segue invicto com dupla “improvável” de zagueiros

Atlético-MG segue invicto com dupla “improvável” de zagueiros

Com Junior Alonso e Nathan Silva na defesa, Galo está a 10 partidas sem perder; dupla jogou junto pela primeira vez em julho

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

Quando falamos do bom momento do Atlético-MG na temporada, falamos de Hulk, de Nacho, de Savarino, de Zaracho, de Arana, mas deveríamos também estar falando da dupla de zaga. Afinal, a atual formação com Junior Alonso e Nathan Silva no comando da defesa está simplesmente invicta.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

São 10 jogos em que os zagueiros atuaram juntos até aqui. Neles, oito vitórias (as últimas cinco de maneira consecutiva) e dois empates, justamente contra o Boca Juniors, no confronto das oitavas de final da Libertadores, em que o Galo avançou.

Além dos resultados, o desempenho defensivo do Atlético-MG com a dupla é elogiável. Das 10 partidas, em oito delas o time não sofreu gols. Nas duas que sofreu, foram apenas um em cada jogo. Em outras palavras — ou números — um aproveitamento de 86% dos pontos e 80% de jogos sem ser vazado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Se a performance da defesa é impressionante, sua “história” é mais ainda. Afinal, Junior Alonso e Nathan Silva jogam juntos há pouco menos de dois meses. Se o primeiro foi contratado em 2020, por Sampaoli, e desde então virou titular e pilar do sistema defensivo, o segundo retornou ao Galo em julho deste ano.

Cria da base do Atlético, Nathan Silva ficou, entre 2018 e 2021, emprestado para quatro clubes diferentes. O último deles foi o Atlético-GO, com quem atuou no Brasileirão, na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana deste ano. Com a saída de Gabriel, vendido ao futebol japonês, Nathan foi chamado de volta do Dragão.

O camisa 40 entrou na equipe na segunda partida em que estava à disposição de Cuca, contra o Flamengo, pelo Brasileirão. O treinador optou por um esquema de três zagueiros, criando espaço para o “reforço”, que convenceu e não saiu mais.

PUBLICIDADE

A invencibilidade do Atlético-MG com a nova dupla de zaga

  1. 2 x 1 Flamengo (Brasileirão)
  2. 0 x 0 Boca Juniors (Libertadores)
  3. 1 x 0 América-MG (Brasileirão)
  4. 2 x 1 Corinthians (Brasileirão)
  5. 0 x 0 Boca Juniors (Libertadores/Oitavas)
  6. 3 x 0 Bahia (Brasileirão)
  7. 2 x 0 Athletico Paranaense (Brasileirão)
  8. 1 x 0 River Plate (Libertadores/Quartas)
  9. 2 x 0 Palmeiras (Brasileirão)
  10. 3 x 0 River Plate (Libertadores/Quartas)

 

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM

“Terror” dos argentinos, Atlético-MG alcança feito inédito na história da Libertadores

Hulk participa de mais da metade dos gols do Atlético-MG na Libertadores

Chegada de Diego Costa tem tudo para alavancar o potencial de um estrelado Atlético-MG; confira a análise

Novela? Atlético-MG negociou durante oito meses com Diego Costa

PUBLICIDADE

Grêmio desiste de negociação para contratar atacante do Benfica

Diniz desabafa após eliminação do Santos na Sul-Americana: “Poderíamos ter ido mais longe”

Futebol: Returno na Série B, Brasileirão Sub-23, Bundesliga e mais: veja a agenda de jogos hoje (20)

Carrascos: equatorianos eliminam Fluminense pela 3ª vez torneios continentais

PUBLICIDADE
Better Collective