Em seu segundo jogo pelo Grupo D da Classe 2 do tênis de mesa, a brasileira Cátia Oliveira lutou bastante diante da polonesa Dorota Buclaw, mas acabou perdendo por 3 a 1 (8/11, 12/10, 11/9 e 12/10).
Buclaw é a atual campeã europeia da modalidade, título conquistado em 2019, e uma das favoritas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.
Apesar da derrota, Cátia Oliveira ainda pode avançar às quartas de final. Ela depende de uma vitória da polonesa contra a finlandesa Aino Tapola, no último jogo da chave.
Lembrando que a brasileira venceu Tapola na estreia por por 3 a 1.
Cátia é ex-jogadora de futebol e sofreu um grave acidente automobilístico quando tinha 16 anos de idade. Ela atuava no time de Botucatu e, na ocasião, havia sido convocada para seleção brasileira feminina sub-17, mas o acidente acabou com seus planos no futebol.
No tênis de mesa adaptado, a brasileira tem uma medalha de ouro e outra de bronze em Jogos Parapan-Americanos, em 2015 e 2019, respectivamente, além de um vice-campeonato Mundial, em 2018.
A Classe 2 do tênis de mesa paralímpico é para atletas tetraplégicos, com redução da atividade no braço que joga, afetando a ação de agarrar e a função da mão (músculos do pulso). O músculo tríceps é funcional.
LEIA TAMBÉM
Paralimpíadas de Tóquio 2020: Confira o quadro de medalhas completo
Paraguai é um dos cinco países estreantes em Jogos Paralímpicos; veja quais são as outras nações
Brasil terá 257 atletas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio; saiba mais sobre a delegação
Paralimpíada de Tóquio 2020 espera superar recorde da audiência televisiva do Rio 2016
Paralimpíadas: Com brasileira na lista, conheça 10 jovens estrelas que devem brilhar em Tóquio
Paralimpíadas: Craque do futebol de 5 do Brasil, Ricardinho aceita comparação com Neymar

