Home Esportes Olímpicos Paralimpíadas: entenda como é a disputa do triatlo

Paralimpíadas: entenda como é a disputa do triatlo

Triatlo é uma modalidade nova em Paralimpíadas, tendo estreado no Rio de Janeiro, e o Brasil busca sua primeira medalha

Mário André Monteiro
Jornalista com passagens por Portal iG, Fox Sports e Osasco Audax. Atualmente editor na Jovem Pan News e no Alemanha FC (http://www.alemanhafc.com.br). No Twitter: @alemao_mario e no Instagram: @marioalemao

O triatlo entrou no cronograma paralímpico apenas nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016. A entidade responsável pelo esporte é a ITU (União Internacional de Triatlo, na sigla em inglês).

PUBLICIDADE

Nas disputas do triatlo, competem homens e mulheres.

A prova é composta por 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida, e pode ser praticada por pessoas com variados tipos de deficiência, como cadeirantes, amputados ou atletas cegos.

PUBLICIDADE

Desde 2017, a ITU adotou um novo sistema de classificação, com seis classes diferentes, cinco delas com deficiências físico-motoras e paralisia cerebral e uma para deficientes visuais (parcial ou total).

O método de pontuação na classificação leva em conta a deficiência e mobilidade do atleta, sendo que esse processo é feito por classificadores homologados pela ITU.

As classes são:

PTWC – Cadeirantes competem na PTWC, usando handcycle – uma bicicleta manual em que os pedais são impulsionados com as mãos – e cadeira de rodas para corrida. A classe ainda é dividida nas subclasses PTWC1 (deficiências mais severas) e PTWC2 (menos severas).

PUBLICIDADE

PTS2 a PTS5 – Atletas com deficiências físico-motoras e paralisia cerebral andantes competem nestas classes, sendo a PTS2 para deficiências mais severas e PTS5 para deficiências mais moderadas.

PTVI – Classe dos triatletas cegos. As subclasses seguem as definições da IBSA (Federação Internacional de Esportes para Cegos), ou seja, são divididos em PTVI1, PTVI2 e PTVl3.

Triatlo paralímpico no Brasil

No Brasil, a modalidade é administrada pela CBTri (Confederação Brasileira de Triatlo).

Nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro 2016, edição que marcou a estreia do triatlo, os brasileiros não conseguiram subir ao pódio.

PUBLICIDADE

São quatro os atletas brasileiros em Tóquio 2020: Carlos Rafael Viana (PTS5), Jéssica Ferreira (PTWC), Jorge Luis Fonseca (PTS4) e Ronan Nunes Cordeiro (PTS5).

Maiores medalhistas

Na estreia do triatlo em Paralimpíadas, em 2016, os Estados Unidos foram os maiores medalhistas, com 2 ouros, 1 prata e 1 bronze, totalizando 4 medalhas.

O segundo colocado no quadro de medalhas da categoria é a Grã Bretanha, também com 4 medalhas no total, sendo 1 ouro, 2 pratas e 1 bronze. Em terceiro está a Holanda, com 1 medalha de ouro e 1 de prata.

LEIA TAMBÉM:

Brasil terá 257 atletas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio; saiba mais sobre a delegação

PUBLICIDADE

Paralimpíadas: Goalball feminino do Brasil busca pódio inédito com mistura de gerações

Paralimpíadas: Com brasileira na lista, conheça 10 jovens estrelas que devem brilhar em Tóquio

Paralimpíadas: Craque do futebol de 5 do Brasil, Ricardinho aceita comparação com Neymar

Técnico do PSG revela possível data da estreia de Lionel Messi

PUBLICIDADE

Titular do Corinthians “entrega” conversa com Roger Guedes sobre acerto

Brasileirão, Inglês, Espanhol, Italiano e mais: veja os jogos e transmissões no futebol de hoje (21)

Futebol AO VIVO: saiba os jogos do SporTV e Premiere neste sábado (21)