Arrancada Heroica! Há 79 anos, Palestra se tornava de vez o Palmeiras
Forçado a mudar de nome por causa da 2ª Guerra, Verdão entrou em campo pela primeira vez com seu atual nome, pelo Campeonato Paulista
Reprodução/Site Oficial do Palmeiras
O Palmeiras joga nesta terça-feira (21) contra o Atlético-MG pela Libertadores. Mas no dia anterior (segunda-feira, 20), o torcedor palmeirense tem uma das datas mais importantes de sua centenária história: a ‘Arrancada Heroica’, na qual entrou pela primeira vez na história com seu atual nome.
O clube foi às redes socias para lembrar a história, que completa 79 anos e que ainda hoje é lembrada como o ponto em que a sobrevivência do clube chegou a ser ameaçada pelos seus laços com os imigrantes italianos.
“O Palestra continua no Palmeiras!”
Em setembro de 1942, foi assinado o documento com a autorização da mudança de nome de Palestra para Palmeiras ?✍️#DiaDoPalmeiras #AvantiPalestra pic.twitter.com/GvkBkoV2Hy
— SE Palmeiras (@Palmeiras) September 20, 2021
Em 1942, com a entrada do Brasil ao lado dos Aliados na Segunda Guerra Mundial, o governo brasileiro emitiu um decreto proibindo que clubes e entidades com nomes ligados aos países que formavam o Eixo (Alemanha, Japão e Itália) existissem. Isto atingiu o então Palestra Itália, que foi inicialmente forçado a mudar de nome, adotando o termo ‘Palestra de São Paulo’.
Outros times também tiveram que mudar seus nomes (o Germânia virou Pinheiros e o Palestra Itália mineiro se tornou o Cruzeiro). Mesmo com a mudança, a pressão para uma nova troca de nome existiu. O motivo seria a palavra ‘Palestra’, que carregava muita ligação com a Itália, então um país inimigo na guerra. E a nova alteração tornou-se necessária.
Depois de muitas discussões, decidiu-se que ‘Palmeiras’ seria o nome mais apropriado para se tornar o novo nome do clube, evocando raízes brasileiras e também a lembrança da antiga Associação Atlética das Palmeiras, clube extinto na época. A primeira partida com o novo nome em campo seria histórica.
A Arrancada Heroica
No dia 20 de setembro de 1942, o agora Palmeiras entraria em campo contra o São Paulo, em partida decisiva pelo Campeonato Paulista daquele ano. No Pacaembu lotado, o temor de hostilidade contra os os atletas fez com que uma atitude que entraria para a história fosse tomada: entrar com uma bandeira do Brasil.
Com a ajuda do capitão Adalberto Mendes, que entrou ao lado dos jogadores, o time palmeirense fez sua ‘estreia’ com a atual denominação carregando a bandeira brasileira na foto que ficou marcada como ‘Arrancada Heroica’, que virou até nome de passarela na Avenida Antártica (Zona Oeste de São Paulo, perto do Allianz Parque).
Em campo, o Palmeiras venceu o Tricolor por 3 a 1 e garantiria o título paulista, mesmo com os são-paulinos tendo abandonado a partida após contestar um pênalti marcado contra a equipe. Com iso, o Verdão ‘morreria invicto e nascia campeão’, como se dizia na época.
? ??.??.???? ⚪️
Há 79 anos, em meio à Segunda Guerra Mundial, o Palestra morreu líder e o Palmeiras, liderado pelo capitão Adalberto Mendes, nasceu campeão ?#DiaDoPalmeiras #AvantiPalestra pic.twitter.com/8asRDx0Hvz
— SE Palmeiras (@Palmeiras) September 20, 2021
LEIA TAMBÉM
Palmeiras x Atlético-MG: Quem leva vantagem no retrospecto do duelo da Libertadores?
5 times brasileiros que já tiveram outros nomes em sua história
Após reestreia pelo Palmeiras, Matheus Fernandes quer reencontrar ‘alegria’ e mais chances de jogar
Narrador aponta possível dificuldade do sucessor de Tite na Seleção
Vai ter torcida? Saiba quais jogos da Libertadores terão público liberado
PSG campeão? Estudo crava vencedores das 5 principais ligas da Europa
Libertadores: saiba como assistir aos jogos da semana
Nas redes sociais, torcedores do Grêmio agradecem Palmeiras por Borja e irritam palmeirenses

