Home Lutas Escândalo de manipulação de resultados pode tirar boxe das próximas Olimpíadas

Escândalo de manipulação de resultados pode tirar boxe das próximas Olimpíadas

Investigação sobre lutas nos Jogos Olímpicos do Rio-2016 abre nova controvérsia no esporte

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

O boxe pode ver um escândalo de grandes proporções tomar conta de seu lado amador. Segundo o jornal inglês ‘The Guardian’, uma investigação sobre uma possível manipulação de resultados em combates das Olimpíadas do Rio-2016 pode até resultar na exclusão da nobre arte do programa olímpico.

PUBLICIDADE

O jornal aponta que até dez lutas do torneio olímpico do esporte nos Jogos do Rio podem ter sido alvo de algum tipo de manipulação de seu resultado. Uma delas seria a derrota do irlandês Michael Conlan para o russo Vladimir Niktin, nas quartas de final do torneio do peso-galo masculino (56kg), uma das lutas mais controversas daqueles Jogos e do esporte em termos recentes.

Na luta em si, Conlan exerceu domínio sobre Niktin do começo ao fim,  mas a vitória foi dada ao russo pelos juízes, em decisão dividida. Após a luta, o irlandês disparou contra o resultado e a Aiba (Associação Internacional de Boxe Amador), a acusando de ‘trapaceira’. A publicação também indica que já havia preocupações entre dirigentes  da nobre arte sobre possibilidade de corrupção antes mesmo da competição começar e todos os 36 árbitros e juízes que participaram das Olimpíadas brasileiras foram suspensos pela entidade após a competição.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiIzdEdqMjRHZCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ=”]

Richard McLaren, que foi o responsável pela elaboração do dossiê que revelou os escândalos referentes ao esquema de doping implementado pela Rússia, está encarregado pela Aiba de liderar a investigação. Há até a chance de que, se comprovado um esquema de manipulação de resultados, o boxe seja retirado do programa olímpico.

A própria Aiba vem também se envolvendo em polêmicas. Também em 2016, um empréstimo de US$ 10 milhões recebido de uma empresa do Azerbaijão causou uma investigação sobre a suspeita de que o dinheiro teria sido pago para favorecer atletas do país em torneios liderados pela entidade

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

Final da Libertadores, Felipe Melo e mais: as últimas notícias do futebol

Vão ficar? 10 jogadores do Brasileirao que estão com suas renovações emperradas

Quais times estão classificados para o Mundial de Clubes?

Palmeiras: Futuro de Abel Ferreira pode estar com dias contados e depende de uma condição

PUBLICIDADE

Por unanimidade, Rogério Caboclo é suspenso até 2023 por assédio à funcionária

Ex-campeã do UFC, Ronda Rousey anuncia nascimento da primeira filha

Astro do boxe, Manny Pacquiao anuncia aposentadoria para se dedicar à política

Jon Jones se pronuncia pela primeira vez após prisão

PUBLICIDADE