Home Futebol Imparável? Flamengo pode se tornar o segundo melhor ataque brasileiro em uma edição de Libertadores

Imparável? Flamengo pode se tornar o segundo melhor ataque brasileiro em uma edição de Libertadores

Com o melhor ataque desta edição, rubro-negro pode superar marcas históricas no país

Guilherme Lopes
Jornalismo, apaixonado pelas estatísticas do bom jogo. Vivo e penso sobre futebol o dia todo.

Após mais um jogo impressionando pelo seu poder decisivo, o Flamengo além do título pode conseguir uma marca importante na história da Copa Libertadores. Somando 32 gols na competição, o clube carioca já tem o melhor ataque dessa edição, marca que dificilmente será superada pelo seu rival, Palmeiras, com 27 tentos.

PUBLICIDADE

Flamengo bate novo recorde e se torna equipe com maior sequência invicta da história da Libertadores

No entanto, o Flamengo pode ir além, se marcar dois gols na grande final contra o alviverde, chegaria a 34 gols, alcançando a marca do São Paulo em 2005. Marcando três, seria de forma isolada o segundo time do país com mais gols em uma edição de Libertadores e o quinto na história da competição.

Eventualmente o primeiro é praticamente impossível de ser superado, em 1976 guiados por Jairzinho e Palhinha, o Cruzeiro marcou incríveis 46 GOLS. Do mesmo modo, sendo o time com mais gols em uma edição do torneio sul-americano, considerando todos os países da América.

PUBLICIDADE

Para efeito de comparação, esse ataque do rubro-negro já superou as duas campanhas vitoriosa em 1981 e 2019, foram 28 e 25 gols, respectivamente. Isso contando com grandes nomes, o primeiro, por exemplo, tinha simplesmente Zico e Nunes. Enquanto o de 2019, lembra o atual até nos jogadores e se caracterizava por ser uma grande máquina ofensiva montada por Jorge Jesus.

Desvantagem e confiança

Lembrando que o Flamengo tem uma certa “desvantagem” para igualar a marca, já que a final agora é disputada em jogo único. Além disso, o adversário do Flamengo promete dificultar e muito a vida dos cariocas, principalmente pelo forte sistema defensivo imposto por Abel Ferreira.

Ainda assim, Renato Gaúcho aposta principalmente na força do seu quarteto ofensivo composto por Éverton Ribeiro e Arrascaeta no meio, com 9 assistências na competição, somados a grande fase artilheira de Bruno Henrique e Gabigol que chegam a 16 gols juntos, o último é artilheiro da edição com 10 tentos.

Melhores ataques brasileiros na Libertadores

1º Cruzeiro – 46 gols – (1976)

PUBLICIDADE

2º São Paulo – 34 gols – (2005)

3º Palmeiras – 33 gols – (2020)

4º Palmeiras – 32 gols – (2000)

5º Flamengo – 32 gols (2021)*

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM

Abel Ferreira x Renato Gaúcho: duelo expõe duas ideias diferentes de jogo

Palmeiras x Flamengo: quem saiu e quem chegou desde a última final entre as duas equipes

“Palmeiras chega na final de maneira legitima, mas o melhor era o Atlético-MG”, diz Sormani sobre a semifinal da Libertadores

Flamengo aparece com três jogadores entre os artilheiros da temporada na Série A; veja a lista

Felipe Melo desmente tentativa de agressão a Cuca após classificação do Palmeiras na Libertadores

Sem Santos e Grêmio, comentarista diz quem deve ser rebaixado na Série A