Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Após homenagem ao Corinthians, Alexandre Frota revela história com o clube e fala sobre complexo de futebol americano em São Paulo

Ex-jogador do Corinthians Steamrollers, Alexandre Frota falou com o Torcedores.com sobre Complexo de futebol americano que viabilizou em São Paulo, paixão pelos Giants, e ações de combate a festas clandestinas, na pandemia

Danilo Lacalle
Jornalista de formação, e atleta por opção. Especialista em esportes americanos e apaixonado por esportes radicais.

Crédito: Reprodução/Instagram @alexandrefrota_oficial

Atualmente como Deputado Federal, Alexandre Frota já teve inúmeras vivências dentro do esporte brasileiro. A maior delas, o futebol americano, tornou-se uma paixão, onde após jogar por 4 anos no Corinthians Steamrollers, o também empresário e apresentador passou a fomentar o esporte, mesmo longe dos gramados. A história com o time da capital paulista, inclusive, resultou em um vídeo de homenagem ao Timão, no aniversário de 111 anos do clube. Recentemente, com o anúncio do complexo esportivo da modalidade, que será construído em São Paulo, Frota ainda realizou um aporte de R$1.000.000, como Emenda Parlamentar, para o desenvolvimento deste esporte no Brasil.

Eu tenho enorme respeito pelo Corinthians e, mais ainda, pela instituição Corinthians. Pela marca, pelo clube. Todo mundo sabe que torço para o Flamengo. Mas quando cheguei em São Paulo, em 1994, comecei a ir ao estádio assistir aos jogos do Corinthians. Depois, ainda fui convidado para sair na escola de samba Gaviões da Fiel. E, na sequência, joguei futebol americano no Corinthians Steamrollers por 4 anos. Então sempre foi uma questão de respeito vestir essa camisa. Eu tenho uma história incrível com o clube”, afirma o Deputado Federal. 

Jogando como Fullback pelo Corinthians Steamrollers, Alexandre Frota foi campeão dentro e fora de campo com o Timão. Nos gramados, ajudou a equipe a conquistar 4 Paulistas e 1 Campeonato Brasileiro. Fora deles, levou a atenção que a modalidade precisava, colocando não só a própria equipe na mídia, mas também o cenário do futebol americano como um todo.

“Minha época de jogador foi extremamente vitoriosa. Fui convidado para jogar no Corinthians pelo Ricardo Trigo, além de auxiliar no marketing atraindo patrocinadores. E consegui ir além disso. Fui tetra campeão paulista, campeão brasileiro, além dos touchdowns que marquei”, revela Frota. “Me empenhei e gostei de ter feito parte de um time vitorioso e competitivo. Ficamos mais de 2 anos sem perder uma partida. Marcamos a história e uma geração. Abrimos caminhos, e foi uma trajetória muito boa. Tenho saudades daquela época.” – conclui o Deputado. 

Alexandre Frota e o Complexo de futebol americano em São Paulo

Em abril deste ano, a Federação Paulista de Futebol Americano (FEPAFA) anunciou a construção do 1º complexo do Brasil que será construído voltado inteiramente para esta modalidade. O projeto do Presidente da Federação, Ricardo Trigo, apresenta instalações para a prática deste esporte pelos times já formados, mas conta com o projeto social “Touchdown do Futuro”, que vai repassar o conhecimento desta prática para crianças e adolescentes. A iniciativa, que já tinha recebido a Emenda Parlamentar de 1 milhão de reais do Deputado Federal Alexandre Frota, recebeu um outro aporte financeiro, em julho. Desta vez, do Vice-Governador de São Paulo, Rodrigo Garcia.

“A intenção é ir além de trabalhar com as crianças, mas fazer com que a Prefeitura e Governo possam, de alguma forma, dar solidez aos campeonatos. Queremos trazer gente de fora para poder ensinar aqui dentro. O futebol americano é um dos esportes mais conhecidos do mundo, com grandes referências. Claro que, no país do futebol, é mais difícil de expandir o projeto com rapidez. Mas a chegada do Complexo Esportivo, que terá uma arena oficial, vai dar muita visibilidade”, afirma Alexandre Frota. “Esse produto vai impactar diretamente no crescimento do esporte e fico feliz por ter viabilizado, por meio de um projeto criado pelo Ricardo Trigo, apoiado pelo Governador João Dória, e pelo Vice-Governador, Rodrigo Garcia, que são dois entusiastas do futebol americano.” – completa.

A área onde o complexo será implementado é o Parque Ecológico do Tietê, em um terreno que, até então, estava obsoleto. “Conseguimos um espaço que vai revitalizar a vida das pessoas. Como têm diversas escolas em volta, todos poderão aproveitar o maior lazer e qualidade de vida. Fico orgulhoso de estar nesse processo.” Afirma Frota.

O projeto, está sendo construído pela FP2 Engenharia e terá uma preocupação especial com o meio ambiente, utilizando painéis solares para gerar energia, de forma que o consumo seja totalmente sustentável. Cercas vivas a partir de árvores catalogadas antes de serem realocadas, também serão implementadas, além de um sistema de reuso de água, entre outras novidades que buscam fazer do Complexo o 1º deste tipo, no Estado.

O terreno concedido para uso completo da FEPAFA (inclusive, de forma comercial com patrocínios e venda de ingressos), contará com a estrutura de:

– Campo 1: Medidas oficiais de 100 jardas para o futebol americano
– Campo 2: Medidas oficiais de 60 jardas para o flag football (esporte que pode entrar nos Jogos Olímpicos em breve)
– Arquibancada para 3 mil pessoas
– Vestiários e Banheiros para os atletas e público
– Centro de Treinamento completo: Academia, área de Fisioterapia, cabines de Imprensa, sala multimídia para aulas teóricas e escritórios.

“Fico feliz de ter viabilizado isso junto ao Governo do Estado. Essa é a parte mais difícil: tirar do papel. Vieram até mim e pude ajudar com minha influência e a minha maneira de apresentar o projeto, mostrando que mais do que para o futebol americano, o complexo é para a população. Nele, poderão usufruir, trabalhar e criar novos talentos”, afirma Alexandre Frota. “A arena vai conseguir, inclusive, parcerias com a iniciativa privada e com ONGs. É um caminho muito bom para tirar os jovens e crianças das ruas. Além de um projeto esportivo, é um projeto social. Isso não tem preço.” – conclui.

O novo estádio de futebol americano será construído em um terreno que vale, aproximadamente, R$74 milhões de reais, e que foi cedido pelo Governo do Estado, próximo ao CT Joaquim Grava, e que por ser uma concessão, não pode ser elencado para futuras vendas. O Projeto da Federação Paulista buscava sair do papel há 10 anos.

“O Governo do Estado também acredita que o esporte é um dos caminhos mais importantes para dar novas perspectivas e um futuro melhor para as crianças mais carentes. Por isso, na data de hoje foi firmada mais uma contribuição para a construção do Complexo Esportivo. Agradecemos mais uma vez, o apoio do Governo do Estado e do Deputado Federal Alexandre Frota para que este nosso sonho esteja cada vez mais perto de sair do papel.” – afirmou a FEPAFA, em Nota Oficial.

O começo na modalidade e a paixão pela NFL

Estreando em setembro de 2010 pelo Corinthians Steamrollers, o futebol americano se tornou parte da história do atual Deputado Federal.

Eu peguei o futebol americano no início, mas em um momento bem competitivo com muitos times e grandes clássicos. Visitei o Brasil jogando com o Corinthians. E foi uma experiência incrível. Consegui fazer com que a modalidade fosse discutida nos 4 cantos do país, dando visibilidade a outros e novos jogadores”, relata. 

Torcedor do New York Giants, Frota revela que também gosta do Seattle Seahawks, comandado pelo Quarterback Russell Wilson: “Assisto tudo o que posso e acho muito bom. Não é só um evento esportivo. É um evento de uma magnitude gigantesca a nível de marketing, consumo e isso é que temos que trazer para cá. Fomentar o turismo e o entretenimento, além do esporte e lazer. Isso é fundamental.” 

Vida política e ações de combate na pandemia

Crítico do atual Governo de Jair Bolsonaro, o Deputado Federal Alexandre Frota, atualmente no PSDB-SP, protocolou nesta segunda-feira (13/9) o pedido de abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a facada contra o atual Presidente da República, que aconteceu em 2018.

O Governo Federal está sendo desidratado e não deu certo. Prometeu e não cumpriu. Chama de governo aqueles que chamavam de corruptos e bandidos, anteriormente. Estão causando inúmeros problemas que a sociedade está assistindo. A confusão que foi em relação as vacinas, o pouco empenho na pandemia. É um governo afogado em investigações e corrupção. Um governo que não celebra a educação e a saúde. Deixou de lado a cultura e o esporte. São muitos problemas sérios.” Revela Alexandre Frota, que foi eleito em 2018 com pouco mais de 150 mil votos. “ A fome voltou. Temos 20 milhões de desempregados. 30 milhões de brasileiros abaixo da linha da pobreza. Sem falar na desigualdade e violência que aumentaram, no país. Em 2022, é preciso tomar uma decisão muito séria. 

Desde o início da pandemia do covid-19, o Deputado Federal comandou a força-tarefa de combate a festas clandestinas na cidade de São Paulo. Em março, foram encerrados 943 eventos com aglomerações em locais fechados no estado, dos quais mais de 70% foram na capital, de acordo com a Veja São Paulo.

“Fui Coordenador da força-tarefa e foi um trabalho extremamente delicado, vibrante e importante. Ajudamos a preservar vidas, diminuir filas em hospitais, e a tirar o congestionamento das UTIs. Diversas intervenções importantes foram feitas. Ninguém é contra festa, somos contra o momento em que elas estavam sendo realizadas. O projeto ajudou São Paulo brecar e dar uma segurada na disseminação do vírus da covid”, revela o Deputado. “Batemos de frente com a máfia da noite paulistana, com a prostituição, drogas e Vereadores que fatiaram a cidade e cuidam de centros de entretenimentos. É um mar de lama, porque todo mundo quer um pedaço da noite de São Paulo”, completa.

A ação mobilizou 70 agentes da Polícia Militar e Civil. Além do Procon, Vigilância Sanitária, OAB, Bombeiros e Ministério Público.

 

LEIA TAMBÉM

5 Wide Receivers que você precisa ter no seu Fantasy da NFL

NFL: Ryan Tannehill, do Tennessee Titans, é colocado na lista de reserva da Covid-19

Tom Brady recebe camisa autografada de Pelé: “Boa Sorte”

Seleção brasileira de Flag Football intensifica preparação para o Mundial em Israel

Apresentador defende Neymar e dispara conta Patrícia Pillar, ex-Globo: “Enchem o saco do cara”

CBF toma atitude em polêmica envolvendo duelo entre Brasil x Argentina, pelas Eliminatórias 

Galvão Bueno cita dois técnicos para assumir o lugar de Tite na seleção brasileira

Daniel Alves recebe procura de gigante da Série A e oferta é preparada