Home Futebol Ídolo de Palmeiras e Corinthians, ex-treinador completaria 105 anos

Ídolo de Palmeiras e Corinthians, ex-treinador completaria 105 anos

Ídolo nos dois times, Oswaldo Brandão, nasceu em Taquara/RS

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.

Esse 18 de setembro é um dia icônico para as torcidas de Corinthians e Palmeiras. Ídolo dos clubes, Oswaldo Brandão completaria 105 anos.

PUBLICIDADE

Nascido em Taquara/RS, Brandão jogou por Internacional e Palmeiras na décadas de 30 e 40. Mas, foi como treinador que o gaúcho marcou época.

Logo que encerrou a carreira nas quatro linhas, em 1945, pelo alviverde, o técnico já estreou no banco de reservas. Pelo Verdão, conquistou quatro Campeonato Paulista (1947, 1959, 1972 e 1974), três Campeonato Brasileiro (1960, 1972 e 1974). Lá, comandou a famosa “academia” com jogadores como Leão, Ademir da Guia e Dudu na década de 70. No total, foram quatro passagens como técnico do clube.

PUBLICIDADE

Já no Corinthians, a primeira passagem se deu entre 1954 e 1957. Nesse período, conquistou o título Paulista de 54, comemorativo ao quarto centenário da cidade de São Paulo. Ainda foi campeão do Torneio Rio – São Paulo em 1966. Mas, o status de ídolo alvinegro veio em 1977 com a conquista do Estadual em cima da Ponte Preta. O 1 a 0 com gol de Basílio colocou fim ao jejum de 24 anos sem o título do campeonato.

Além de Corinthians e Palmeiras, Brandão treinou a Seleção Brasileira de 75 a 77, onde ganhou o título do Torneio Bicentenário da Independência dos EUA em 1976.

Por fim, também trabalhou fora do Pais no Independiente (ARG) e Peñarol (URU).

LEIA TAMBÉM

Mercado da bola: Ex-Palmeiras e Corinthians, atacante é o novo contratado da Roma

Você lembra? Última escalação do Corinthians com Willian tinha Vampeta e Finazzi; veja

Palmeiras volta a ter desfalque por lesão após quatro jogos

Marcos lembra competitividade e fala sobre o Palmeiras: “Jogar só pelo clube que amo quase me matou”

Fechou? Assessoria de Daniel Alves quebra o silêncio sobre a situação do lateral

Brasileirão: veja os desfalques do seu time na rodada 21

Brasileirão 2021: quantos pontos seu time precisa para ser campeão após 20 rodadas