Home Lutas Relatório confirma manipulação de resultados no boxe das Olimpíadas de 2012 e 2016

Relatório confirma manipulação de resultados no boxe das Olimpíadas de 2012 e 2016

Segundo relatório, cerca de 11 combates tiveram resultados manipulados nos Jogos do Rio-2016

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

O boxe olímpico deve passar por seu maior escândalo de sua história. Nesta quinta-feira (30) foi divulgado um relatório pela Aiba (Associação Internacional de Boxe Amador), aponta que houve manipulação de resultados em lutas das Olimpíadas de Londres-2012 e do Rio-2016.

PUBLICIDADE

Na investigação, liderada por Richard McLaren, havia um esquema que envolveria juízes e árbitros no acerto para que certos resultados em lutas acontecessem, com apoio de dirigentes da Aiba e um organizador, cuja identidade não foi revelada ou explicada. De acordo com o documento, os Jogos do Rio tiveram cerca de 11 combates com indícios de manipulação.

O esquema seria feito com pessoas da entidade fazendo contato com árbitros e juízes laterais para acertar previamente resultados de lutas nas Olimpíadas horas antes dos combates acontecerem. Sem citar nomes de envolvidos, um dos indícios seria uma propina recebida de cerca de US$ 250 mil (algo em torno de R$ 1,3 milhão) que árbitros e juízes receberam para permitir que, numa semifinal do boxe, um lutador da Mongólia vencesse um da França.

PUBLICIDADE

Dentre os envolvidos, um ex-presidente da Aiba, C.K. W, aparece como parte de um esquema para manipular lutas das Olimpíadas de Londres-2012. Algumas das denúncias contra o dirigente foram a de sugerir a membros da entidade para que boxeadores da Turquia estivessem garantidos nos jogos londrinos devido a um investimento que o país fez no Pré-Olímpico daquela época. Outra denúncia seria a de que Wu queria agir para que o Azerbaijão não conquistasse medalhas em Londres.

Com as denúncias, a investigação pode render até mesmo na retirada do boxe do programa olímpico. Denúncias anteriores de corrupção causaram a suspensão da entidade junto ao COI (Comitê Olímpico Internacional) em 2020.

LEIA TAMBÉM

Neymar fica à frente de Pelé entre os mais influentes da história do futebol

PUBLICIDADE

Final da Libertadores: Quem é o jogador mais caro no duelo entre Palmeiras e Flamengo?

Abel Ferreira de saída, Marlos no São Paulo, Flamengo mira meia para 2022: as últimas do futebol hoje (30)

Vish! Renata Fan é acusada de agredir funcionária e manda recado: “Chega de injustiças”

Por unanimidade, Rogério Caboclo é suspenso até 2023 por assédio à funcionária

PUBLICIDADE

Astro do boxe, Manny Pacquiao anuncia aposentadoria para se dedicar à política

Prisão de Jon Jones tem detalhes divulgados; lutador agrediu noiva e atacou carro da polícia

Jon Jones se pronuncia pela primeira vez após prisão