Home Esportes Olímpicos VÍDEO: Após perder o ouro no recurso da China, Thiago Paulino protesta no pódio ao receber o bronze

VÍDEO: Após perder o ouro no recurso da China, Thiago Paulino protesta no pódio ao receber o bronze

Thiago Paulino foi campeão no arremesso de peso, mas, depois de algumas horas, acabou perdendo a medalha e caiu para terceira colocação

Mário André Monteiro
Jornalista com passagens por Portal iG, Fox Sports e Osasco Audax. Atualmente editor na Jovem Pan News e no Alemanha FC (http://www.alemanhafc.com.br). No Twitter: @alemao_mario e no Instagram: @marioalemao

O brasileiro Thiago Paulino demonstrou toda sua raiva e insatisfação ao receber a medalha de bronze no pódio do arremesso de peso F57, na madrugada deste sábado (04), no Estádio Nacional de Tóquio.

PUBLICIDADE

Ao subir no pódio para ocupar o terceiro posto, Thiago fez o gesto de negativo diversas vezes, com as mãos e com a cabeça, batendo no peito e dizendo que ele era o primeiro colocado.

Na prova, Thiago Paulino conquistou a medalha de ouro, mas, hora depois, devido a uma revisão do resultado, ele perdeu a primeira colocação e caiu para terceiro, já que dois dos seus arremessos foram invalidados – um deles foi o que lhe garantiu o título de campeão.

PUBLICIDADE

O brasileiro havia vencido a competição com a marca de 15,10m. Com a anulação desse arremesso, ele passou a ter apenas 14,77m, caindo para terceiro.

PUBLICIDADE

O protesto ao IPC (Comitê Paralímpico Internacional) partiu da China, que teve seu atleta Guoshan Wu herdando a medalha de ouro. O brasileiro Marco Aurélio Borges, que havia ficado em terceiro, acabou recebendo a prata.

A China pediu a revisão alegando que Thiago cometeu infração, queimando seus arremessos.

Nas redes sociais, o CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) informou que a China chegou a protestar durante e depois da prova, mas a arbitragem não acatou naquele momento.

Depois, porém, os chineses foram ao júri de apelação, que acabou dando ganho de causa à nação asiática. Em nota emitida nas redes sociais, o CPB disse que esgotou todos os recursos possíveis para manter o resultado inicial.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Confira a íntegra da nota do CPB:

Olá, pessoal. Esgotamos todos os recursos que podíamos, mas o atleta Thiago Paulino ficou com o bronze na prova do Arremesso de Peso da classe F57. No momento da prova, seu arremesso de ouro foi validado pela arbitragem.

O júri de apelação, que é uma instância das Paralimpíadas, entendeu, após protesto da China, que houve uma infração, sem apresentar comprovação apesar de nossos insistentes pedidos.

Thiago saiu do Estádio Olímpico, na noite do dia 3, na condição de campeão paralímpico, dono do 21º ouro brasileiro em Tóquio, igualando a marca histórica de Londres 2012, e acordou neste sábado, 4, como medalhista de bronze sem comprovação de que tenha cometido alguma infração. Ficam nosso protesto e indignação por essa decisão absurda.

PUBLICIDADE

Força, Thiagão, o Brasil e a justiça estão do seu lado.

LEIA TAMBÉM

Paralimpíadas de Tóquio 2020: Confira o quadro de medalhas completo

21 OUROS! Brasil chega a recorde histórico em dia de medalhas inéditas

Especial Paralimpíadas: conheça os esportes e como eles são disputados

PUBLICIDADE

Paraguai é um dos cinco países estreantes em Jogos Paralímpicos; veja quais são as outras nações

Paralimpíada de Tóquio 2020 espera superar recorde da audiência televisiva do Rio 2016

De Stoke-Mandeville a Tóquio: conheça a história das Paralimpíadas

Paralimpíadas: Com brasileira na lista, conheça 10 jovens estrelas que devem brilhar em Tóquio

PUBLICIDADE

Paralimpíadas: Craque do futebol de 5 do Brasil, Ricardinho aceita comparação com Neymar