Home Tênis Brasil classifica todas as equipes de tênis em cadeira de rodas para a Copa do Mundo de 2022

Brasil classifica todas as equipes de tênis em cadeira de rodas para a Copa do Mundo de 2022

Brasil participou da edição da Copa do Mundo na Itália

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.

A Copa do Mundo de Tênis em Cadeira de Rodas terminou com saldo positivo para o Brasil. Pela primeira vez na história, o país terminou o mundial com todas as categorias – masculino, feminino, quad e júnior – classificadas para a próxima edição do evento. O torneiro aconteceu em Alghero, na Itália.

PUBLICIDADE

A competição por equipes é um evento anual do circuito internacional de tênis em cadeira de rodas. Nesta edição participaram cerca de 150 atletas de 23 países. O Brasil foi representado por 14 tenistas.

“O Mundial aqui na Itália foi muito positivo para o Brasil. A gente chegou com todas as equipes, em todas as categorias, e são poucas as nações que conseguem este feito. Mais do que isso, conseguimos a classificação de forma direta com nossos quatro times para 2022. Além disso, vimos o surgimento de novos atletas, com bom desempenho, e ficamos muito felizes pelo desenvolvimento do tênis em cadeira de rodas do Brasil, com a certeza de que estamos no caminho certo para Paris-2024”, destaca Jesus Tajra, vice-presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

PUBLICIDADE

Além do quarto lugar do time júnior, a equipe quad do Brasil terminou a competição na quinta colocação. Liderado pelo capitão Vinicius Cyrillo, o time composto por Ymanitu Silva (8º do mundo na categoria), Augusto Fernandes (30º) e Leandro Pena (62º) venceu o Japão na fase de classificação e foi superado por Estados Unidos e Canadá. Nos playoffs, o time venceu a Turquia e a Grã-Bretanha para ficar entre os cinco melhores, sendo que apenas os seis primeiros colocados garantem vaga para o próximo mundial em 2022.

Na categoria feminina, a fase de classificação terminou com uma vitória sobre a África do Sul e uma derrota para o Japão. Nos playoffs, o Brasil perdeu para a Alemanha e se despediu do torneio com uma vitória sobre a Rússia. A sétima colocação também valeu a vaga para a Copa do Mundo de 2022, já que eram oito vagas em disputa.

O time masculino foi formado por Daniel Rodrigues (20º), Gustavo Carneiro (41º), Bruno Makey (138º) e Felipe Santana (181º), com o capitão Raphael Oliveira. Na fase de classificação, eles venceram a Bélgica e foram superados por França e Sri Lanka. Nos playoffs, a equipe venceu a Áustria e foi superada pela Coreia do Sul, e conquistou o 10º lugar.

Na categoria júnior, o País manteve a tradição de bons resultados no evento mundial, chegando às semifinais pela quarta edição consecutiva. Na fase de classificação, o grupo de Jade Lanai (2ª melhor juvenil), João Lucas Takaki (6º) e Cesar Adolfo (23º) venceu a Argentina e Turquia e foi superado pelo Japão. Na semifinal, a equipe perdeu para a Grã-Bretanha antes de encontrar a Holanda na disputa pelo bronze. O capitão foi Guilherme Oliveira.

PUBLICIDADE

Estamos com uma equipe em renovação e, mesmo assim, conseguimos todos os nossos objetivos, principalmente esse de terminar entre os quatro melhores na categoria júnior. O Mundial é a reunião dos melhores jogadores do mundo, então estar aqui e conseguir resultados importantes é a prova de que estamos no caminho certo”, diz o tenista João Lucas Takaki.

LEIA TAMBÉM

Galvão Bueno se revolta e detona jogador que agrediu árbitro: “Ato criminoso”

Conmebol toma decisão sobre anulação de Atlético-MG x Palmeiras pela Libertadores

Jogador convocado para a seleção não se apresenta após problemas pessoais e pode ser cortado por Tite

Palmeiras pode ter pacotão de reforços com Leila Pereira; veja nomes