Home Futebol Clube da Série A no Brasileirão corre risco de punição; entenda

Clube da Série A no Brasileirão corre risco de punição; entenda

Jogo, inclusive, registrou o maior índice de torcedores da volta dos torcedores na Série A

Cido Vieira
Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalho no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Sou setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo esporte bretão.

Depois de um longo hiato, o Brasileirão vem, aos poucos, recebendo o retorno do público aos estádios. E o Cuiabá pode ser o primeiro clube na elite nacional a ser punido por desobedecer os protocolos estabelecidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). No compromisso diante do São Paulo, na última segunda-feira (11), o Dourado disponibilizou um setor da Arena Pantanal para a torcida visitante.

PUBLICIDADE

De acordo com Vinicius Loureiro, advogado especialista em direito desportivo e colunista do Lei em Campo, do UOL Esporte, o clube mato-grossense pode receber uma punição, mas esta não deve ser com perda de pontos na Série A.

“Essa punição deve ser com base no artigo 191 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que prevê apenas pena de multa. Para que possamos falar em efetividade da pena, a multa deveria, no mínimo, ser superior à arrecadação que o clube teve com a venda de tais ingressos. Caso sejam absolvidos ou condenados a pena menor que a arrecadação, o tribunal estará dando aos clubes o incentivo esperado para que o protocolo seja descumprido”, afirma o especialista.

PUBLICIDADE

“A CBF, na qualidade de entidade de administração desportiva, ao estabelecer o protocolo de recomendações para retorno do público aos estádios, o fez com base científica, através de orientações da Comissão Médica em conjunto com a Diretoria de Competições. Qualquer descumprimento por parte do clube mandante pode ensejar na punição do art. 191, inciso II, do CBJD, por entender que houve violação à deliberação, resolução, determinação, exigência, requisição ou qualquer ato normativo ou administrativo da entidade de administração do desporto a que estiver filiado ou vinculado”, complementou Ana Mizutori, advogada especialista em direito desportivo.

RECORDE DE PÚBLICO

No regresso do público aos estádios em jogos do Brasileirão, o confronto entre o Dourado e o Tricolor do Morumbi registrou a presença de 13.007 pessoas, na Arena Pantanal. Superando o índice registrado no duelo Internacional 5×2 Chapecoense, no Beira-Rio, que contabilizou 11.976 expectadores.

LEIA TAMBÉM:

PUBLICIDADE

Luiz Adriano manifesta o desejo de trocar o Palmeiras por outro time da Série A em 2022

Brasileirão 2021: confira os maiores públicos do campeonato

Propostas de quatro times da Série A e seleção: veja quem sondou Rogério Ceni desde que o técnico deixou o Flamengo

Brasileirão: ataque, defesa, melhor campanha no returno e mais; as estatísticas após a 25ª rodada

PUBLICIDADE

Corinthians tem desfalque importante para encarar o Fluminense

Brasileirão, Paulistão Feminino e mais: veja os principais jogos de hoje (13)

Copa do Mundo 2022: três seleções já estão classificadas; saiba quais

Pedro no Palmeiras, flagra de Gabigol e Abel manda recado para Renato: veja as notícias do dia

PUBLICIDADE