Home Futebol Newcastle poderá gastar até 600 milhões sem infringir Fair Play Financeiro; entenda

Newcastle poderá gastar até 600 milhões sem infringir Fair Play Financeiro; entenda

Agora com novos donos, Magpies querem virar a sensação do mercado da bola com reforços de peso

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

O investimento que os novos donos do Newcastle, um fundo de investimento ligado ao governo da Arábia Saudita, esperam fazer no clube ainda não foi plenamente iniciado. Quando isso acontecer, a equipe inglesa poderá não ter grandes problemas para adquirir os reforços de peso que deseja.

PUBLICIDADE

E um dos ‘aliados’ dos Magpies para poderem investir altas cifras no mercado em busca de jogadores é justamente o mecanismo criado para conter os gastos excessivos dos clubes de futebol, o Fair Play Financeiro. Aliás, o clube do norte da Inglaterra poderia gastar mesmo nesta temporada valores milionários para poder contratar atletas.

De acordo com o perfil SwissRamble no Twitter, o Newcastle poderia gastar até mesmo 600 milhões de libras (mais de R$ 4,627 bilhões) em reforços sem quebrar as regras do Fair Play. Tudo isso baseado no regulamento do mesmo e de certas provisões contidas.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”embed-eyJrZXkiOiJpbWlnWHBGNyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Segundo a página, em tese, o Newcastle poderia arcar com a contratação de quatro atletas de peso gastando em cada um deles 150 milhões de libras. No caso do contrato de tais jogadores serem de cinco anos, a amortização do valor de mercado do hipotético quarteto iria para 120 milhões por ano. No caso de salários de 300 mil libras por semana para cada, o valor ficaria abaixo das 200 milhões de libras.

PUBLICIDADE

Este é o valor que, de acordo com as regras ajustadas do Fair Play, os Magpies poderiam gastar num ciclo de três anos, que é pelo qual as entidades regulatórias do mecanismo usam para definir o quanto o time pode gastar e a margem para estes poderem programar seus investimentos. Neste período, os clubes podem ter prejuízos de até 105 milhões, descontados ajustes.

No entanto, se os novos donos do clube decidirem gastar toda a quantia numa temporada, isto significaria que o clube não poderia investir mais nas outras duas restantes, conforme aponta o Fair Play Financeiro. Isto vai depender de o quanto o clube pretende gastar já neste momento com contratações, já que a próxima janela de transferências só se inicia no começo de 2022.

LEIA TAMBÉM

Mercado da bola: Ex-Palmeiras, Yerry Mina entra na mira do Milan

PUBLICIDADE

Filha de lenda do Manchester United posta vídeo bizarro em rede social; confira

Lateral do Internacional entra na mira de clubes da Inglaterra e Itália

Série B: título, acesso e luta contra o rebaixamento; veja as chances restando sete rodadas

Casagrande chama Bolsonaro de mentiroso após presidente ligar vacina contra a Covid-19 com a AIDS

PUBLICIDADE

Técnico de gigante da Série A põe cargo à disposição da diretoria

Clube inglês define data para abrir negociações com titular do Atlético-MG

De volta ao Brasil? Petros é oferecido a quatro gigantes da Série A